Existência de ‘funcionários fantasmas’ na CMM é investigada pelo Ministério Público-AM

A instalação de ponto eletrônico na Câmara de Manaus foi solicitada pelo Ministério Público - foto: arquivo/CMM

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), pela 78ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público, expediu recomendação visando a implementação de sistema eletrônico de controle de frequência de funcionários do Legislativo Municipal da Capital, para descobrir a existência de possíveis ‘funcionários fantasmas’, recebendo sem trabalhar.


A Recomendação nº 0005/2021-78PRODEPPP foi expedida pelo Promotor de Justiça Hilton Serra Viana no curso do Inquérito Civil nº 06.2016.00004502-7. A recomendação foi publicada na edição de 08/07/2021 do Diário Oficial Eletrônico do MPAM.

A medida leva em consideração diversas denúncias recebidas pelo órgão ministerial acerca do descumprimento do expediente na CMM.

“O controle do efetivo cumprimento da jornada de trabalho dos servidores públicos é medida que visa o cumprimento dos princípios da moralidade, publicidade, eficiência e transparência, além de evitar danos ao erário causados pela existência de eventuais ‘servidores fantasma’”, registra o Promotor de Justiça.

Conforme prescreve a recomendação, a implantação do sistema de registro de ponto eletrônico para os servidores do Legislativo de Manaus deverá ser providenciada no prazo de 90 dias. A inobservância da recomendação sujeita o agente público competente a responder a eventual Ação por Ato de Improbidade Administrativa, nos termos dos arts. 14 e seguintes, da Lei 8429/92.

Por: AM Post

Artigo anteriorPF prende cozinheiro que reclamou de ter de cozinhar para Bolsonaro
Próximo artigoHapvida apoia Julho Neon que atenta para a importância dos cuidados com a saúde bucal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui