Exposição ‘Euros – do risco ao pixel’ para Deficientes Visuais

Exposição para DEficientes visuais/Foto: Divulgação

Exposição para DEficientes visuais/Foto: Divulgação


Exposição Euros, do risco ao pixel/Foto: Divulgação

Atento às políticas públicas de acessibilidade à Pessoa com Deficiência (PcD), foi lançada ontem, sexta-feira (20), na Galeria do Centro Cultural Largo São Sebastião, a exposição ‘Euros – do risco ao pixel’, com serviço de audiodescrição.

A ação é mais uma iniciativa promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), executada por meio da Assessoria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e pela Biblioteca Braille do Amazonas, vinculadas a pasta.

Com o objetivo de promover práticas de acessibilidade, isto é, aumentar a possibilidade e a condição de alcance, para que a PcD visual possa se integrar e ter acesso a cultura e da arte oferecidas no estado, o evento disponibilizará o serviço em mais de 10 obras de artes com canetas interativas (pentop) que proporcionarão a audiodescrição.

Além disso, os visitantes também terão acesso à informação em áudio sobre a Galeria e as salas de exposição, bem como, a distribuição de folders com escrita em Braille e fonte ampliada, tudo isso para atender com qualidade as necessidades do público dirigido.

De acordo com o titular da pasta, Robério Braga, a atenção dada às particularidades da PcD, seguem a política de acessibilidade desenvolvida no Governo Omar Aziz,e que buscam proporcionar oportunidade de acesso a todos. “A cada etapa desenvolvemos em nossos espaços e eventos diversas ações com a intenção de democratizar e proporcionar o acesso à cultura a pessoa com deficiência. Na exposição, iremos novamente adotar o uso de pentop, oferecer audiodescrição do espaço de exposição e distribuir ao público folders que contemplam adequadamente as necessidades de percepção e entendimento dos visitantes”, destacou.

Segundo a responsável pela Assessoria de Inclusão da Pessoa com Deficiência da SEC, Layla Lopes, foram realizados algumas adaptações na Galeria do Largo. Além disso, monitores, recepcionistas, direção e demais funcionários do espaço passaram por um treinamento especifico para poder atender de forma coerente e com a devida atenção e respeito à PcD. ““Proporcionamos treinamento à equipe da Galeria para situá-los sobre as peculiaridades da deficiência visual; e, além de todos os recursos de audiodescrição e materiais gráficos com escrita em Braille e fonte ampliada que serão oferecidos durante as visitações, o café da Galeria agora possui um cardápio em Braille e fonte ampliada, adiantou Layla.

O artista Euros Barbosa disponibilizará uma das obras em porcelana (biscuit), intitulada Mapinguari para o contato manual com a peça, aos respectivos visitantes.

O período da exposição de estenderá até o dia 14 de fevereiro, de terça a domingo, das 17h00 às 21h00. Mais informações podem ser adquiridas no telefone: (92) 3232-5556.

Artigo anteriorMelo: Dilma é responsável pela construção do porto de Coari
Próximo artigoIneficiência do Governo Federal, é criticada por Abdala Fraxe

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui