
Mesmo em meio à pandemia do coronavirus, aproximadamente 85 mil trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM) retornaram às duas atividades nesta semana. Empresas como Samsung e TP Vídeo voltaram à ativa com as suas linhas de produção. Porém a fábrica da LG esclarece que, estará em recesso até o dia 20 de abril.
No entanto, as fábricas terão de redobrar os cuidados com seus funcionários para evitar o contágio de covid-19. As medidas de segurança com a saúde dos trabalhadores deverão começar ainda no momento em que cada um deles entra na rota para chegar à empresa.
“Não somos contra que o trabalho volte ao normal. Mas as empresas precisam garantir a segurança dos colaboradores”, afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Valdemir Santana.
Ainda de acordo com o sindicalista, as empresas deverão diminuir o número de pessoas dentro do transporte para o trabalho, ter um monitor dentro do ônibus para conferir a temperatura dos colaboradores, além de respeitar a distância entre eles. “O espaço entre os trabalhadores nas fábricas é de 50 centímetros. Para evitar o contágio, as fábricas já afastaram os funcionários”, afirmou. “Tudo isso é necessário para evitar que os trabalhadores sejam infectados pelo coronavirus e não coloquem também em risco as suas famílias”, completou Santana.
Nota de Esclarecimento LG
“A LG Electronics do Brasil está monitorando de perto a situação de pandemia do Covid-19 (Coronavírus) e vem tomando medidas para manter a segurança dos funcionários, familiares, clientes e da comunidade onde está inserida.
Desde o início deste cenário, a unidade fabril localizada em Manaus, estabeleceu o cancelamento de viagens internacionais, quarentena para todos os funcionários que retornaram de outros países, e outras medidas adicionais no dia a dia da operação com o intuito de inibir a proliferação do vírus.
Para continuar mantendo um ambiente seguro e ajudar a evitar a transmissão do vírus, a LG decidiu interromper suas operações na fábrica de Manaus, que permanecerá em recesso entre os dias 9 a 20 de abril.
No período, os funcionários da unidade estarão afastados por banco de horas.”