Faculdade lança primeira Rádio Web acadêmica

Alunos de Comunicação da faculdade Martha Falcão Wyden - Foto: Divulgação

Com seis horas de programação diária e em caráter experimental, a primeira rádio web acadêmica, a Falcon, foi lançada nesta quarta-feira, 13/06, pelos alunos de Comunicação da faculdade Martha Falcão Wyden. O projeto de extensão é uma iniciativa dos professores e alunos e contemplará horas complementares e estágio não remunerado para os participantes.

A rádio contará com programação musical, esportiva, acadêmica, além de entretenimento e pode ser acessada por meio do link: http://webradiomarthafalcao.com/, pelo winamp ou iTunes.

O objetivo é integrar os cursos da faculdade, servindo como veículo de comunicação interno, além de criar uma identidade cultural própria da instituição com seus alunos. “Fizemos uma inauguração simbólica a fim de apresentar o projeto e motivar sua continuidade junto aos alunos. É a primeira rádio web de instituição de ensino em Manaus”, afirmou o coordenador do curso de Comunicação, Carlos Fábio Guimarães.

O evento de lançamento contou ainda com a divulgação do calendário de eventos da Comunicação para 2019 como datas comemorativas do Dia da Publicidade e Propaganda, Dia do Jornalista, Dia das Comunicações, entre outros; apresentações culturais, show de talentos e mostra audiovisual de vídeos produzidos sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enad).

Símbolo que representa o falcão está na forma do O da palavra FALCON – Foto: Divulgação

Sobre a rádio

O nome Falcon surgiu de uma pesquisa que fizesse referência ao nome da instituição, sendo escolhida a versão de Falcão em inglês, a fim de manter a referência à ideia do padrão internacional.

Para que a marca da rádio não se sobressaísse ao símbolo da Wyden, buscou-se inspirações locais. Para tal, encontrou-se o Falcão-mateiro (Micrastur gilvicollis), uma ave amazônica cujo canto é bem simples, mas inconfundível. Apesar de ser raramente vista, essa ave canta antes do amanhecer.

O símbolo que representa o falcão está na forma do O da palavra FALCON, outro detalhe do ON traz a intencionalidade do online, exatamente para convidar o acesso digital e ficar ligado na rádio web.

A tipografia escolhida segue o formato geométrico circular que, inclusive, é a mesma família tipográfica da Revista-laboratório, outro produto acadêmico institucional. O subtítulo não ficou evidente, uma vez que futuramente pretende-se que ela seja substituída e dê ênfase ao slogan “Amplitudes da informação”.

A cor azul representa confiança, segurança, digno, a mesma cor institucional. A cor complementar escolhida foi o laranja, alegre, excitante e entusiasmo. A garra da jovialidade para emplacar o que há de melhor de estudantes da Comunicação Social para comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui