
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) realizou, na última quinta-feira (23/11), na sede da instituição, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus, solenidade de posse dos 10 membros do Conselho Superior da Fapeam para o biênio 2017/2019. Na ocasião, ocorreu ainda reunião ordinária do Conselho, que tem como principal finalidade promover a perfeita funcionalidade da fundação, prezando pelo amparo à pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e ações de apoio à inovação no Estado do Amazonas.
O secretário de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Estevão Monteiro de Paula, assumiu o posto de presidente do Conselho Superior da Fapeam. Os demais membros são: Adalberto Luís Val (Inpa); Arlindo Pires Lopes (UEA); Celso Paulo de Azevedo (Embrapa); José Pinheiro de Queiroz Neto (Ifam); Maria das Graças Costa Alecrim (FMT-HVD); Muni Lourenço Silva Júnior (Faea); Spartaco Astolfi Filho (Ufam); Vicente de Paulo Queiroz Nogueira (UEA) e Wilson Luis Buzato Périco (Cieam).
As funções dos membros do Conselho Superior não serão renumeradas, sendo consideradas como prestação de serviço público relevante ao Estado do Amazonas. “Trata-se de um conselho de trabalho formado para debater e orientar as importantes missões da Fapeam”, destacou o presidente do Conselho, Estevão Monteiro de Paula.

Adequação – Durante a reunião ordinária, o diretor-presidente da Fapeam, René Levy Aguiar, falou sobre algumas das mudanças implementadas de 2015 até 2017, destacando a alteração feita na legislação da Fapeam, adequando-a ao novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, sancionado no início de 2016.
“No mesmo ano, iniciou estudos para incluir tópicos que pudessem ter interesses à comunidade científica e ao Governo do Estado, inclusive com instituição do Fundo Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação”, contou.

Outro assunto mencionado foi o Sinapse da Inovação, lançado em 2015. O programa é fruto da parceria firmada entre o Governo do Amazonas, via Fapeam, com a Fundação Centro de Referência em Tecnologia Inovadora (Certi), que visa transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso e, assim, fortalecer o empreendedorismo e o cenário inovador e econômico no Amazonas.
Segundo Levy, o programa contou com quase de 1,2 mil projetos submetidos ao edital. Desse número, 40 foram aprovados e vários estão em fase de encerramento.
Novos editais – O diretor-presidente da Fapeam também disse que novos editais foram elaborados pela instituição e devem ser lançados em breve. Antecipou, ainda, algumas informações de programa que inclui a concessão de recursos para áreas prioritárias do Estado.
Na área da saúde também há previsão de ser lançado um programa específico que, a exemplo do outro, prevê a participação da iniciativa privada e instituições de fora do Estado, além do Indústria 4.0, que deverá ser realizado em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Membros empossados – Durante a reunião ordinária, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, avaliou de forma positiva os programas desenvolvidos pela Fapeam. “Agradeço a Fapeam pelo trabalho desempenhando e atenção dada por meio de programas que permitem o reconhecimento e a importância de escutar as demandas do setor produtivo”, disse Lourenço.

O coordenador geral do Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte e Prof. Dr. da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Spartaco Astolfi Filho, destacou que apesar do cenário econômico desfavorável que o Estado enfrenta, atualmente, fica feliz em saber que a Fapeam continua realizando ações destinadas a subvenção econômica como, por exemplo, o edital do Pappe Integração, lançado no mês de novembro em parceria com a Finep, e trazendo perspectivas que impulsionam o cenário de Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado.
“Eu queria aproveitar este momento para parabenizar a Fapeam e, como pesquisador, dizer que me sinto muito seguro em relação ao trabalho da instituição”, enalteceu Spartaco Astolfi Filho.
A pesquisadora da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Dra. Maria das Graças Costa Alecrim, agradeceu à instituição por todo o trabalho desempenhando ao longo de seus quase 15 anos de fundação. “Temos muito a agradecer a Fapeam, pois durante toda nossa vida de pesquisa, desde a criação da Fapeam, sempre tivemos parcerias. Apesar da dificuldade financeira que o Estado enfrenta, nunca deixamos de ter essa parceria com a instituição, com bolsas de iniciação científica, pesquisador sênior, mestrado e doutorado. Recentemente, inauguramos um prédio onde funcionará um instituto de pesquisa e laboratório de malária. Essa construção contou com a ajuda, incondicional, da Fapeam”, disse Maria das Graças.
Escolha dos membros – Quatros membros foram livremente escolhidos pelo Governador do Estado entre cidadãos de ilibada reputação e de reconhecido saber científico e tecnológico ou experiência em administração de empresa de base tecnológica.
Dois membros foram escolhidos entre doutores, integrantes dos quadros de instituições de pesquisa e/ou ensino superior, criadas e mantidas pelo Estado do Amazonas, indicados em lista de tríplice ao Governo do Estado.
Quatros membros foram escolhidos entre doutores, integrantes dos quadros de instituições de pesquisa e/ou de ensino superior, com sede ou unidade de atuação permanente no Estado do Amazonas indicados em lista tríplice ao Governador do Estado.