
Os 41 itens do programa Farmácia Popular agora são distribuídos gratuitamente. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a medida em entrevista à Rádio Clube do Pará, reiterando a informação divulgada pela ministra Nísia Trindade (Saúde). A mudança beneficia diretamente mais de 1 milhão de pessoas por ano, especialmente idosos que antes pagavam coparticipação.
A ampliação inclui fraldas geriátricas para maiores de 60 anos e a Dapagliflozina, usada no tratamento da diabetes com doenças cardiovasculares. A ministra Nísia destacou a importância do aumento no alcance do programa, que beneficiou 24 milhões de pessoas em 2024.
Entre 2022 e 2024, a Farmácia Popular aumentou em 4 milhões o número de beneficiários. Desde 2023, todos os participantes do Bolsa Família passaram a receber os medicamentos gratuitos. Além disso, as mulheres ganham acesso gratuito a medicamentos para osteoporose e contraceptivos, antes de serem oferecidos com descontos.
Em 2024, o programa Dignidade Menstrual também beneficiou 2,1 milhões de pessoas, distribuindo mais de 240 milhões de absorventes. O orçamento do programa alcançou R$ 3,6 bilhões em 2024, com previsão de R$ 4,2 bilhões para 2025.
O programa também retomou o credenciamento de farmácias privadas, com foco na universalização. Hoje, a Farmácia Popular está presente em 4.812 municípios e abrange 86% das cidades. Para credenciar um estabelecimento, é necessário atender a requisitos como CNPJ, licenças e documentos específicos.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República