Fase final dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), inicia nesta quarta-feira

Foto: Mauro Neto/Sejel

Os Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), além da importância social e educacional, impressionam pelos números. A competição, com responsabilidade dividida entre as secretarias de Estado de Educação (Seduc-AM) e de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), executora do JEAs, é de longe a maior realizada no Amazonas. Na fase final, que inicia nesta quarta-feira (17/07), em Manaus, participam mais de 8 mil jovens atletas, em 15 modalidades.


“Milhares de crianças e adolescentes passam por essa experiência todos os anos. Vão para as aulas para poderem participar dos jogos. Dedicam-se aos estudos para poderem jogar o JEAS. Isso é muito significativo, pois ratifica que o JEAs é não apenas um encontro esportivo, mas uma poderosa ferramenta de motivação educacional e social”, destacou o titular da Sejel, Caio André de Oliveira. “O JEAs é grande e é muito importante”, completou.

Foto: Mauro Neto/Sejel

Ao todo, na fase final, 8 mil atletas participarão das provas em 15 modalidades, em dois naipes (masculino e feminino) e em duas categorias (12 a 14 anos e 15 a 17 anos). Entre as modalidades disputadas estarão Atletismo, Badminton, Basquetebol, Basquetebol 3×3, Futebol, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Voleibol e Xadrez. Haverá ainda as disputas para atletas com deficiência (PCDs), no Atletismo, Bocha, Futsal, Parabadminton e Tênis de Mesa.

Para chegarem aqui, quase 300 mil alunos participaram das fases iniciais, que foram realizadas em todos os municípios do Amazonas e também na capital, por meio de seletivas entre escolas particulares, municipais, estaduais e militares. No interior, os times campeões de cada cidade foram aos jogos nos “polos”, dez no total, nos quais foram definidos os campeões com direito a participação na fase final, a partir desta quarta (17/07).

Ao todo foram investidos R$ 3,1 milhões na competição, recursos garantidos pelo Governo do Amazonas, com previsão orçamentária, para promover, de forma construtiva e inclusiva, o esporte em todo o estado. “Esses recursos são utilizados como investimento, e não como gastos. Estamos construindo uma juventude mais preparada para o futuro com a ajuda dos esportes”, afirma Joniferson Vieira, coordenador de Educação Física e Artes da Seduc-AM.

Foto: Mauro Neto/Sejel

As delegações que irão participar da fase final do JEAs já estão na capital, hospedadas em oito hotéis, entre eles Taj Mahal, Plaza, Amazônia Tower, Mônaco, Ana Cássia, Panair e Acla, além do Hotel da Vila Olímpica. Ao todo, 356 escolas de 36 municípios disputarão vaga para a etapa Norte (Regional Verde) dos Jogos Escolares da Juventude 2019, a ser realizada em Palmas (TO), no período de 11 a 15 de setembro.

Estrutura – Para os jogos serão utilizados quatro ginásios, dez quadras e dois campos de futebol. “Estamos trabalhando desde o começo do ano para que tudo saia como planejado. Essas crianças e jovens veem no JEAs uma oportunidade de serem grandes atletas e possam representar o estado em competições a nível nacional e até internacional. É uma chance de ouro para muitos, e queremos que eles possam ter uma experiência que só o esporte pode oferecer. Tudo está sendo feito para que esta 42ª edição seja um sucesso, e vai ser”, profetizou Egídio Pinto, coordenador geral dos Jogos.

Abertura – O JEAs, terá início oficialmente nesta quarta-feira (17/07), a partir das 17h, com a cerimônia de abertura da competição, que irá ocorrer na Arena Poliesportiva do Amazonas (Amadeu Teixeira), localizada no bairro Flores, zona centro-sul. A fase final dos Jogos segue até 28 de julho, com a participação de 8 mil alunos de todas as redes de ensino e mil professores.

Locais de provas – Confira abaixo os locais de provas da competição.

Atletismo – Vila Olímpica
Futebol – Estádios Carlos Zamith e Ismael Benigno (Colina)
Futsal – Arena Poliesportiva do Amazonas (Amadeu Teixeira), Centro Educacional Casimiro de Abreu (Cecab) e Vila Olímpica de Manaus
Handebol – Atlético Rio Negro Clube, Escola Municipal Waldir Garcia e Vila Olímpica de Manaus
Vôlei de Quadra – La Salle e Vila Olímpica
Basquetebol e Basquete 3×3 – Ginásio Ninimberg Guerra
Tênis de Mesa, Luta Olímpica, Ginástica Rítmica, Natação e Xadrez – Vila Olímpica
Judô – Ginásio Reneé Monteiro
Vôlei de praia – Clube Municipal
Badminton – Atlético Rio Negro Clube

Artigo anteriorBolsonaro nomeia vizinho amigo de infância dos filhos como presidente do BNDES
Próximo artigoCrédito Solidário abre inscrições para empreendedores do Alto Solimões

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui