
O Festejo de Santo Antônio de Borba, dedicado ao padroeiro da cidade no interior do Amazonas, é um evento que atrai mais de 50 mil pessoas e promove um significativo aquecimento econômico na região. As comemorações começaram no sábado, 1º de junho, e continuarão até o dia 13, com atividades que incluem procissões fluviais com a imagem do santo, além do tradicional arraial. Esse evento anual não só celebra a fé, mas também revitaliza a economia local.
O prefeito de Borba, Simão Peixoto, destacou a importância cultural e econômica do festejo: “O Festejo de Santo Antônio de Borba é uma tradição e é sempre uma alegria poder ver a nossa cidade repleta de visitantes que chegam para se divertir, mas principalmente para conhecer a nossa cultura, que é manifestada desde o artesanato, passa pela receptividade calorosa do nosso povo, bem como nossa maneira de demonstrar a nossa fé. Serão dias de muita comemoração, fortalecimento da nossa fé e votos para Santo Antônio”.
A festividade gera inúmeros empregos diretos e indiretos, impulsionando setores como transporte, beleza, vestuário, calçados, alimentação e artesanato. Rodrigo Graça, proprietário de um barco que realiza viagens semanais para Borba, observou um aumento de até 70% na venda de passagens durante o período dos festejos. “Nossas vendas de passagens para o município de Borba nessa época dos festejos chegam a aumentar até 70%, pois muitos romeiros e parentes das pessoas que moram na cidade aproveitam para viajar para participar do evento e passar um tempo com a família”, afirmou.
Ney Martins, que opera lanchas a jato para Borba, também relatou um aumento significativo na demanda. “Temos lancha saindo de Manaus para Borba todas as segundas, terças, quintas e sextas-feiras. Nessa época da festa, a procura aumenta em até 50% pelos visitantes que querem conhecer e participar desse momento de fé e celebração”, destacou Martins.
O setor de beleza é igualmente impactado. Thayse Fonseca, cabeleireira local, mencionou que o movimento em seu salão aumenta drasticamente durante os festejos. “No meu espaço atendo, exclusivamente, o público feminino. O movimento já começou a aumentar desde o dia 25 de maio. Normalmente, atendo três clientes por dia, mas nessa época chego a ter até 10 clientes por dia. Nesse período, há um grande aumento na procura dos serviços, principalmente cabelo, sobrancelha e cílios”, disse Thayse.
Valorização do Artesanato
Alexsandro Ferreira, secretário municipal de Turismo, ressaltou a estreia dos artesãos locais na exposição de seus produtos durante os festejos. “É a primeira vez que os artesãos participam expondo seus produtos durante os Festejos de Santo Antônio. O objetivo é dar visibilidade, valorização, gerar renda, além de incentivar a produção artística, cultural em todas as suas manifestações para que os artesãos possam mostrar seus trabalhos e talentos. De modo geral, esperamos conseguir movimentar cerca de R$ 15 mil reais com a venda de todos os artesanatos”, explicou Ferreira.
Sobre o Festejo
Borba, localizada a 151 quilômetros de Manaus e acessível apenas por embarcação ou avião, é dominada pela imagem de 13 metros de Santo Antônio, visível na orla da cidade ao lado da igreja que leva seu nome. A Alvorada de Santo Antônio, celebrada na madrugada de 31 de maio, marca o início de 13 dias intensos de festividades e trabalho, culminando em procissões fluviais que trazem a imagem do santo da comunidade ribeirinha de Acará até a basílica de Borba. Uma tradição peculiar é o manto de Santo Antônio, decorado com fitas de cetim cobertas de dinheiro, que é levado pelas ruas da cidade.
O Festejo de Santo Antônio de Borba é, portanto, um evento de grande relevância tanto cultural quanto economicamente, promovendo a fé e a economia local de forma integrada.