Amazonas Cidades Cultura

Festivais folclóricos movimentam fim de semana nos bairros de Manaus

Foto: Leonardo Leão / Manauscult
Avatar
Escrito por Redação II

O segundo fim de semana dos Festivais Folclóricos nos Bairros animou ontem sábado, 8/6, os moradores e visitantes dos bairros Betânia e Petrópolis, na zona Sul, com o Festival Folclórico da Betânia e o 20° Arraial da Praça Furtado, respectivamente. Danças, brinquedos, sorteios, comidas típicas e bebidas integram a programação dos festivais que contam com o apoio da Prefeitura de Manaus. Outros seis festivais também estão sendo realizados em diferentes zonas da cidade.

Na rua 5 de Fevereiro, no bairro Betânia, a festa iniciou na sexta-feira, 7/6. Na ocasião, barracas temáticas com comidas e bebidas, sorteios, brindes e atrações musicais animaram o público presente.

“Tivemos no total 12 atrações. E nesses dois dias possibilitamos trabalhos para barraqueiros, funcionários carregando material, além de outros serviços. É importante que essa festa ocorra todos os anos, pois, estamos reintegrando a sociedade através da nossa comunidade”, ressaltou o organizador Antônio Batista.

O projetista mecânico Gilson da Silva, morador do bairro, destacou que o festival possibilita que a comunidade consiga gerar meios para obter renda.

Foto: Leonardo Leão / Manauscult

“A comunidade prepara as comidas e obtém a renda por meio desse festival. Estamos fazendo a nossa renda apresentando a rifa do Manaus F.C, que estamos apoiando. Em geral, ficamos muito felizes com a realização desse evento e que ele possa servir de incentivo e espelho para outros bairros”, disse.

Petrópolis

Já na rua Raul Antony, bairro Petrópolis, o 20º Arraial da Praça Furtado contou com quadrilhas, cirandas, cangaço e danças diversas. O evento, que continuará neste domingo (9/6), teve início às 19h.

“Essa é a minha primeira vez aqui e também meu primeiro arraial do ano. Meus filhos estão nos brinquedos, e minhas sobrinhas aqui comigo. É um ambiente familiar, agradável. Está bem bonito, gostei muito de vir pra cá com a minha família”, comentou a industriaria Leila dos Santos.

Foto: Leonardo Leão / Manauscult

Outros festivais

Neste domingo, 9/6, e de 14 a 16/6 e 21 a 23/6, o Festival Folclórico do Canaranas ocorre no conjunto Canaranas, na rua Lagoa da Pedra, no bairro Cidade Nova, zona Norte. A programação conta com swingueira, danças e quadrilhas, bem com como desfile da boneca viva, escolha da rainha do Festival e rainha da Diversidade, além de um desfile de moda.

Ainda na zona Norte, neste domingo, 9/6, e de 14 a 16/6 e 21 a 23/6, por volta das 18h, acontece o 25º Festival Folclórico do Bairro Amazonino Mendes, no Campo do Lidam, nº 500, Mutirão. Nas mesmas datas, ocorre também o Festival Folclórico do conjunto Renato Souza Pinto 1, a partir da 19h, na rua Professor Manuel Belém, no bairro Cidade Nova.

Neste domingo também, por volta das 18h, a rua Japiim, bairro Cidade de Deus, recebe o Festival Folclórico Patrões da Elyte, que teve início no último fim de semana, 31/5, 1 e 2/6.

Na zona Oeste, o 30º Festival Folclórico do Centro Desportivo Otávio Teixeira, que também começou no último fim de semana, dá continuidade à programação a partir das 19h deste domingo, na rua Antônia Dalva, bairro Nova Esperança.

Na zona Centro-sul, o tradicional Festival Folclórico do Centro Social Urbano (CSU) do Parque Dez teve início nesta sexta-feira, 7/6, e irá até o dia 15/6, a partir das 18h.

Os Festivais Folclóricos dos Bairros apoiados pela prefeitura seguem até o dia 1° de setembro. A programação completa está disponível no portal Viva Manaus.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário