
A Central Integrada de Fiscalização (CIF), na noite de quarta-feira (15) e madrugada de hoje (16). Atuou em diferentes zonas da capital amazonense para acompanhar de perto o cumprimento do decreto governamental de retomada da economia e combate ao novo coronavírus. Oito bares foram fechados, oito veículos removidos por irregularidades e duas pessoas presas.
A operação conjunta entre órgãos estaduais e municipais percorreu áreas de Manaus onde havia grande aglomeração de pessoas. O coordenador da operação nesta noite, tenente-coronel Fábio Honda, explicou que a CIF foi acionada para fiscalizar o cumprimento dos decretos governamentais e possíveis irregularidades no âmbito de qualquer órgão participante da ação.

Irregularidades – Entre as principais irregularidades, foram identificadas aglomerações de pessoas em determinados locais, veículos estacionados de maneira irregular e bares com mesas em local proibido.
Dos oito bares fechados, três extrapolaram o horário permitido e cinco estavam lotados e com mesas pela rua. Na avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital amazonense, uma grande aglomeração foi dispersada. No local, tinham diversos veículos estacionados no meio da via e mais de 200 pessoas aglomeradas.

Trânsito – O Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), realizou 39 autuações e removeu sete motocicletas e um carro. As principais infrações foram de condutores sem documentação, recusa de alcoolemia, lacre de placa rompido, entre outros.
Dois homens foram presos e apresentados no 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), sendo um por alcoolemia e desobediência, e outro por desobediência e desacato.
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu) notificou sete condutores por estacionamento irregular, três motociclistas sem capacete, um com veículo estacionado em esquina e outro por desobedecer ordem de parada.
