Frente Parlamentar reúne empreendedores no Mutirão

Deputado Adjuto Afonso lidera o encontro no Mutirão/Foto: Divulgação

Deputado Adjuto Afonso lidera o encontro no Mutirão/Foto: Divulgação
Deputado Adjuto Afonso lidera o encontro no Mutirão/Foto: Divulgação
Empreendedores individuais avulsos presentes/Foto: Divulgação
Empreendedores individuais avulsos presentes/Foto: Divulgação

A 2ª Ação Empreendedora da Frente Parlamentar dos Micro e Pequenos Empreendedores e Empreendedor Individual do Amazonas (Frempeei), da Assembleia Legislativa do Amazonas, realizada na semana passada, reuniu mais de 100 empreendedores individuais avulsos do bairro Mutirão, na zona Norte da capital.
Formalização para regularizar atividade profissional e orientação sobre linha de crédito fizeram parte das atividades no Centro de Convivência da Família ARAR. Técnicos da Frempeei e o coordenador do Programa Banco do Povo, Manoel Nogueira, estiveram durante toda a tarde à disposição dos participantes.

O presidente da Frempeei, deputado Adjuto Afonso (PP), explica que o objetivo da Ação é facilitar a formalização para o empreendedor, levando orientação e oportunidade imediata de formalização. “O que fazemos através da Frente, que a Assembleia faz, é dar essa orientação, esse apoio a essas pessoas, que querem vir para o mercado formal e muitas vezes não tem essa informação e nem oportunidade. Nós temos na Assembleia uma sala da Frente, que tem parceria com o Sebrae fazendo essa formalização. Além disso orientar sobre o acesso ao crédito. Temos aí o Banco do Povo, mas para que as pessoas tenham acesso a esse programa é necessário estarem formalizadas”, disse o deputado.

Para os participantes do evento a ação foi positiva por ter sido realizada em local próximo à área de trabalho deles. “Vamos sair da informalidade para ser empreendedores individuais. Para nós esta ação da Frempeei é muito proveitosa, porque às vezes o feirante está na feira e não tem tempo para ir à procura de outras prioridades, então a Assembleia saindo de lá e vindo até nós é uma melhoria gratificante para nós feirantes”, disse Kelly Uchoa, presidente dos feirantes do Mutirão.

O Governo do Estado, também, participou através do Banco do Povo, orientando os presentes sobre como ter acesso a esse benefício. “Nós estamos trabalhando o Programa do Banco do Povo na capital e em todo o interior do Estado através da Afeam, fazemos financiamento, tanto para pessoas físicas, como micro empresários e empreendedor individual. Todas esses segmentos estão enquadrados no Programa, disse Manoel Nogueira, coordenador do Programa”.

A Frempeei planejou uma agenda para se estender a todas as zonas da capital e pelo interior. A próxima ação terá data e local divulgados nos próximos dias.

Frempeei

A Frente Parlamentar foi criada em 2009, na Aleam, com a finalidade de orientar, formalizar e oferecer conhecimento sobre empreendedorismo, auxiliando os trabalhadores formais, e fazendo, inclusive, a Declaração de Imposto de Renda dos individuais. A Frempeei tem como presidente o deputado estadual Adjuto Afonso e vice-presidente o deputado estadual Luiz Castro (PPS).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui