FUCAPI gera empregos verdes no Amazonas com empresa incubadora

Empresa incubadora da Fucapi.

Empresa incubadora da Fucapi.
Empresa incubadora da Fucapi.

Com a missão realizar de forma sustentável suas atividades educacionais, serviços técnicos especializados, pesquisa e inovações tecnológicas voltadas para o desenvolvimento da Amazônia, a FUCAPI por meio de sua Incubadora, valoriza trabalhos voltados para o uso de insumos regionais. Um dos exemplos disso é a empresa Aroma Ativo.

No mercado há quatro anos, a Aroma Ativo prioriza suas fórmulas com a utilização de insumos regionais. “Resolvemos substituir a base hidratante vinda de São Paulo pela gordura vegetal do cupuaçu produzida por cooperativas locais do Amazonas. Além disso, também substituímos os óleos de outros Estados pelos óleos vegetais de andiroba, tucumã e copaíba”, informou o diretor e proprietário da empresa Genilson Rocha ao revelar que a matéria-prima como as bases e os óleos vinham de São Paulo e de outros Estados do País.

Com sua linha de produção instalada na Fucapi Incubadora de Tecnologia (FIT), a Aroma Ativo tem uma linha com mais de 40 produtos e já alcançou a marca de 500 consultoras espalhadas também pelo interior do Amazonas e em Belém/PA, para onde o negócio também expandiu.

Segundo o coordenador da FIT, Euler Guimarães, a área de bionegócios é estratégica para a Fucapi. “Por isso, temos nos esforçado bastante para obter melhor compreensão por meio de visitas internacionais e nacionais a centros de excelência e com base nos insumos adquiridos, bem como parcerias locais, nós construímos um lboratório de bioextratos para atendimento a necessidade de pesquisa e desenvolvimento de produtos de empresas nascentes”, explicou.

Além disso, a FIT conta com profissionais na equipe com doutorado ou cursando na área  de Biotecnologia, justamente para dar suporte na evoluçao desses negócios da bioeconomia.

EMPREGOS VERDES

No seu relatório anual sobre as tendências mundiais do emprego, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que a taxa de desemprego deverá aumentar e o número de desempregados no mundo crescerá 5,1 milhões, ultrapassando 202 milhões”. Os chamados empregos verdes podem atenuar esse cenário.

Saindo na frente de muitas empresas do setor, a Aroma Ativo com apoio da Fucapi tem feito sua parte e dado oportunidade a várias pessoas por meio do emprego verde, que se pauta na transição para uma economia que se desenvolva qualitativamente sem impactar o meio ambiente, que cresça moderadamente sem destruir os elementares serviços ecossistêmicos, protegendo a flora, a fauna, reduzindo o consumo de recursos naturais, de energia e de água.

Esses empregos reduzem o impacto das empresas no meio ambiente e dos setores econômicos a níveis que sejam considerados sustentáveis, além de reduzir a necessidade de energia e matérias primas.

Isso mostra o trabalho em conjunto da FIT com suas empresas, colocando em prática uma economia que respeita o meio ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui