
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realizou uma Oficina para Instrumentalização dos Planos de Contingência Municipais para Resposta Rápida aos Vírus Respiratórios – Covid-19, na sede do órgão.
Na ocasião foi discutido o atual cenário epidemiológico do Covid-19, a coleta de amostra e o diagnóstico diferenciado que será realizado no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS). A importância das medidas de precaução contra o Covid-19 e a elaboração dos planos de contingência, de acordo com a realidade local também estiveram na pauta.
De acordo com a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs-AM), Liane Souza, os municípios que compõem a região precisam se preparar para um cenário de diagnóstico do Covid-19. Mesmo sem ter casos confirmados da doença no Amazonas, Liane explica que o monitoramento de síndromes agudas graves deve ser avaliado com os atuais critérios de transmissão preconizados pelo Ministério da Saúde.
Atualização epidemiológica do Covid-19 no Amazonas – A FVS-AM informa que, nesta segunda-feira (09/03), passou para três o número de casos suspeitos de Covid-19 no Amazonas, com a inclusão, neste fim de semana, de uma pessoa com registro de viagem recente para os Emirados Árabes Unidos. Quatro casos foram descartados.