Tecnologias e práticas agrícolas podem aumentar a produção de frutos no Amazonas

Foto: Divulgação

Tecnologias e práticas aplicadas ao cultivo consorciado de banana e açaí prometem aumentar a produção e produtividade das culturas, sem aumento na área de plantio. Para analisar o experimento, uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) foi implantada em uma propriedade rural no município de Caapiranga (a 134 quilômetros de Manaus). Os estudos estão sendo executados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e prefeitura do município.

A URT foi implantada na propriedade do agricultor familiar Claudionor Macena, localizada na estrada Ary Antunes, Km 25. De acordo com o gerente do Idam em Caapiranga, o técnico em agropecuária Herley César Dilahar, a estimava é que uma produção de 10 toneladas por hectare, no modo convencional, chegue a 20 toneladas por hectare na Unidade. Essa produção é esperada ainda no primeiro ciclo, aumentando nos próximos ciclos, seguindo as adubações e recomendações corretas.


A parceria entre a Embrapa e o Idam, segundo Dilahar, tem sido fundamental para o desenvolvimento da agricultura familiar, visto que tecnologias desenvolvidas nos laboratórios são levadas ao campo por meio dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), beneficiando assim o agricultor familiar com conhecimentos que geram melhores resultados de produção e renda.

Comercialização – Com a melhoria na qualidade dos frutos, o produto ganha valorização no mercado. Os frutos apresentam melhor aparência e tamanho maior, as perdas agrícolas são minimizadas, fazendo com que o rendimento da produção aumente. A banana pacovan, por exemplo, pode ser vendida a R$ 40 o cacho.

Artigo anteriorFVS-AM realiza Plano de Contingências Municipais do Covid-19
Próximo artigoPúblico feminino terá ações de cidadania nesta quinta-feira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui