Gados devem ser vacinados contra febre aftosa até dia 30

Foto: Recorte

Produtores têm até o dia 30 deste mês para vacinar o gado contra a febre aftosa. A segunda e última etapa da campanha de vacinação já começou em oito municípios.


Pecuaristas das cidades de Presidente Figueiredo, Barcelos, Carauari, Juruá, Novo Airão, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e da sede de Tapauá, devem vacinar até 30 de abril e notificar a Adaf até 15 de maio. Paralelamente, os 41 municípios envolvidos na primeira etapa também seguem vacinando até o dia 30, de modo que a vacinação será encerrada em todo o estado até essa data.

“A partir daí, o Amazonas todo será considerado livre de aftosa sem vacinação, mas o status só será confirmado se superarmos a meta de 95% de cobertura vacinal”, disse o diretor-presidente da Adaf, José Omena.
Presidente Figueiredo conta com um rebanho de aproximadamente 12 mil animais, entre bovinos e bubalinos, sendo o maior entre os oito envolvidos nesta etapa. Ao todo, os oito municípios têm 18,7 mil animais.

Para o pecuarista Hermenegildo Barroso da Silva, de Presidente Figueiredo, não ter que vacinar o rebanho é um sonho de todo produtor, principalmente dos pequenos como ele. “A vacina em si é barata, mas vacinar não é simples. É uma despesa que exige investimento, pessoas, é um obstáculo a mais e sabemos que, no Amazonas, isso não é fácil. Por isso, temos que fazer nossa parte para que essa seja mesmo a última vacinação”, disse.

Artigo anteriorConclusão de trabalhos para concurso da CMM encerra dia 30
Próximo artigoFeiras de Produtos Regionais da ADS voltam com força total

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui