Ginastas amazonenses ganham ouro no Sul-Americano da Colômbia, pelo Brasil

Ginastas do AM ganham ouro com seleção brasileira /Foto: Nathalia

A delegação do Amazonas brilhou no Sul-Americano de Ginástica Rítmica, realizado no Coliseo Municipal de Paipa, na Colômbia. Representando o Brasil, elas conquistaram ouro inédito para a carreira, com a nota geral de 19.200, nas duas apresentações com as mãos livres, do conjunto pré infantil.
Formam a equipe canarinho as atletas Clara Mendes, 10, Camila Cunha, Evelyn Lamego, e Isabela Lages, de 10 anos, Raicca Tomé, de 08 anos, e a técnica Fabricia Viana. A comandante do time conta que a trajetória ate o pódio foi difícil, mas que as meninas tiveram sucesso ao enfrentar Chile, Bolívia, Argentina e Colômbia.


“Até último momento as meninas foram concentradas e decididas, porque estávamos lutando diretamente contra a Argentina. A nossa maior dificuldade, inclusive, foi a respiração, pois a altitude complicou um pouco, mas nossas atletas decidiram que dariam tudo durante os dois minutos e trinta de apresentação”, contou Viana.

Ginastas do AM ganham ouro com seleção brasileira /Foto: Nathalia
Ginastas do AM ganham ouro com seleção brasileira /Foto: Nathalia Silveira

A técnica da equipe dourada ainda relatou que parar driblar a altitude e o clima com temperatura baixa, foi preciso utilizar técnicas de respiração para que a apresentação não fosse afetada. “Além do foco necessário, conseguimos trabalhar a respiração forte, suficiente para a equipe conseguir finalizar a série. Com o frio sofremos um pouco também, mas nada que comprometesse”, disse.

A apresentação do grupo foi toda inspirada no desenho da Disney ‘Nem que a Vaca Tussa’ e a conquista, de acordo com Fabricia, está atrelada a dedicação dos últimos meses. Para o evento, as ginastas chegavam a treinar mais de 30 horas por semana.

“Na GR é necessária dedicação exclusiva, uma vez que a modalidade prioriza a perfeição. Para tanto, os treinos aconteciam de segunda a sábado, das 16h às 21h, na Vila Olímpica de Manaus (segunda, quarta e sábado) e no Colégio Adalberto Valle (terças, quintas e sextas-feiras)”, contou a treinadora, que junto com o time campeão chega em Manaus na próxima terça-feira, dia 11.

A vaga para Sul-Americano foi conquistada em junho deste ano, após a equipe amazonense vencer a Copa Brasil de Conjuntos, evento que ocorreu no Centro de Ginástica Bianca Maia Mendonça, localizado na Vila Olímpica de Manaus, no Dom Pedro.

Artigo anteriorBrasileiro dom Sérgio da Rocha, entre os cardeais a serem nomeados pelo Papa
Próximo artigoCasal finge estar perdido e mata barbeiro com cinco tiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui