Governo anuncia que Caics vão ofertar novas especialidades médicas

Foto: Roberto Carlos/Secom

O Governo do Amazonas planeja ampliar os serviços em cinco Centros de Atenção Integral à Criança (Caics). As unidades estão sendo reformadas e readaptadas para se transformarem em Caic + Especialidades.

O Caic Ana Braga, zona leste, é o que mais avançou na reforma tendo as obras físicas já concluídas, seguido do Caic Maria Helena Freitas de Góes, em Novo Israel, e do Alberto Carreira, na Compensa.

A mudança nos Caics  faz parte do Programa Saúde Amazonas, por meio do projeto ‘Criança Amazonas’, que pretende melhorar a qualidade da assistência ao público infantil.

Foto: Roberto Carlos/Secom

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a proposta do Caic+ Especialidades é ampliar o atendimento, além da pediatria, que já é ofertada nesse tipo de unidade, e passar a ofertar atendimento de média complexidade  nas especialidades médicas de neurologia, nutrologia, ortopedia, pneumologia e psiquiatria, endocrinologia, gastroenterologia, além do atendimento ambulatorial pediátrico geral.

A proposta também é agregar serviços de apoio diagnóstico em pneumologia, triagem neonatal, serviço de apoio terapêutico multidisciplinar em nutrição, psicologia, terapia ocupacional com ênfase na estimulação precoce, além dos exames de eletroencefalograma e eletrocardiograma.

O Caic+ Especialidades Ana Braga atuará. Ainda. com fisioterapia e reabilitação neuromotora para crianças e adolescentes com sequelas neurológicas.

Antes, as unidades ofertavam as especialidades de clínica pediátrica, enfermagem, fisioterapia, psicologia, odontologia, terapia ocupacional e serviço social.

Este projeto integra o Programa Saúde Amazonas no eixo de reorganização da rede de assistência ambulatorial.

O Caic+ Especialidades Ana Braga está na etapa de conclusão da reforma do prédio, estando na fase de aquisição de mobiliário e de equipamentos para expansão dos serviços. Conforme a Secretária Executiva Adjunta de Assistência Especializada da Capital, Márcia Murad, a unidade também está trabalhando na integração dos serviços com o novo sistema de atendimento.

“Já estamos na etapa de integração com os servidores. Fazendo o entendimento do que é a proposta, modificação de procedimento de trabalho, treinamento de Sisreg (Sistema de Regulação), Hygia e todos os sistemas que são associados para atenção na média complexidade. Já foi realizado treinamento das equipes para execução de exames de apoio diagnóstico que serão ofertados nessas unidades, entre outros serviços como da triagem neonatal, que terão continuidade”, informou Murad.

As obras nos Caics estão sendo realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra). No Caic Ana Braga, a Seinfra concluiu a reforma nos consultórios médicos, banheiros, recepção, área de espera, cobertura e estacionamento, com serviços de pintura, revitalização dos pisos, esquadrias, instalações elétricas e hidrossanitárias.

Os Caics Alberto Carreira e Maria Helena estão com 90% de execução das obras, enquanto o Afrânio Soares e Josephina de Mello estão em fase de licitação.

“Essa nova reorganização do Caic vem dar uma conformação sobre o que é o perfil da atenção especializada do Estado, que é fazer atendimento de média e alta complexidade. Nossa perspectiva é fazer de 8 mil a 9 mil atendimentos médicos especializados por unidade em cada um desses cinco Caics que fazem parte do projeto”, disse a secretária Márcia Murad.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui