Governo e o polo Eletroeletrônico traçam estratégias para fortalecer ZFM

O Governador Wilson Lima define, em conjunto com o Eletroeletrônicos, estratégias para fortalecer ZFM - foto: Diego Peres

Membros da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), estiveram com o governador Wilson Lima para discutir temas relacionados ao desenvolvimento da ZFM. O encontro aconteceu na quinta-feira (13/06), na sede do governo.

Na reunião, executivos do setor de eletroeletrônicos da Zona Franca de Manaus (ZFM), definiram ações conjuntas com o Governo para manutenção e aumento de investimentos, geração de emprego e renda das indústrias instaladas no Amazonas, abertura comercial e plano de logística reversa.

Durante a reunião, Wilson Lima destacou o esforço do Governo do Amazonas na defesa do modelo Zona Franca e na criação de estratégias para atrair novos fabricantes de componentes, além das ações para elevar o nível de competitividade das empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus.

“Das trinta empresas associadas à Eletros, 18 estão aqui em Manaus e isso significa muito. O esforço do Governo do Estado é para trazer as outras 12 e mostrar que aqui é um ambiente seguro para investir. Por isso, temos trabalhado várias frentes em defesa da Zona de Manaus e da sua constitucionalidade”, afirmou Wilson Lima.

O Governo do Amazonas criou um grupo de trabalho que reúne executivos da Eletros e técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti) para tratar de forma aprofundada de questões que envolvam a Zona Franca de Manaus.

Grupo de trabalho – Uma reunião foi realizada na manhã desta quinta-feira (13/06), na sede da Seplancti, e foi definido que uma pauta com vista ao fortalecimento da produção de ar-condicionado e de produtos de áudio e vídeo será apresentada na próxima semana. Só o setor de condicionadores de ar emprega cerca de 10 mil pessoas no Amazonas.

O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos, José Jorge Júnior, avaliou como positiva a reunião com o governador e a criação do grupo de trabalho para estudar como melhorar a competitividade e produtividade das indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus, especificamente no setor de eletroeletrônicos.

“Isso é uma prova de que tanto o setor produtivo quanto o poder público estão muito preocupados com a manutenção dos empregos, com a melhoria da arrecadação e, principalmente, com a atração de novos negócios e novos produtos”, afirmou o presidente da Eletros.

O governador ressaltou que o Governo do Estado pretende trabalhar em três eixos prioritários. “As estratégias precisam estar alinhadas com três eixos: garantir segurança ao empresário, gerar emprego e renda e benefícios ao consumidor final e nós temos isso muito claro. Queremos diversificar as atividades econômicas e, ao mesmo tempo, fortalecer a nossa indústria”, concluiu Wilson Lima.

FOTOS: DIEGO PERES/SECOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui