Hamilton vence GP do Japão e se iguala a Sena, Massa fica em 17º

Hamilton comemora vitória no Japão/Foto: Divulgação

A largada decidiu o GP do Japão de hoje, domingo (27). Hamilton, a exemplo das últimas provas, tracionou melhor que o companheiro Nico Rosberg e entrou lado a lado com o piloto alemão na primeira curva.
Por dentro, Hamilton fez valer a preferência da curva 2 e jogou Rosberg para fora. O alemão caiu para quarto e Lewis ficou com o caminho livre para o triunfo, abrindo progressivamente para Sebastian Vettel em segundo.


Foi a 41ª vitória de Hamilton em 162 corridas na Fórmula 1. Com isso, ele iguala o número de vitórias de Ayrton Senna, mas com uma corrida mais que o tricampeão brasileiro. Rosberg se recuperou passando Bottas e Vettel e chegou em segundo. Vettel completou o pódio.

Felipe Massa teve um dia para esquecer após se tocar na largada com o australiano Daniel Ricciardo. Felipe deu com seu pneu dianteiro direito no traseiro esquerdo da Red Bull. Ambos furaram seus pneus, mas Massa perdeu mais tempo retornando aos pits e ficou uma volta atrás. Ele passou as duas Manors e foi o 17º.

Já Felipe Nasr também não fez boa apresentação. Ele abandonou a três voltas do fim quando era o 17º.

Fernando Alonso foi um dos destaques da corrida. Após ser ultrapassado por Max Verstappen na volta 27, ele chamou a unidade de potência da Honda de “motor de GP2”.
A corrida

Na largada, Hamilton saiu melhor que Rosberg e tomou a ponta pela linha de dentro. Ele jogou o alemão para fora na saída da curva 2, o que fez Nico cair para o quarto lugar. Massa se tocou com Ricciardo e teve de ir aos boxes. O top-10 na primeira volta era Hamilton, Vettel, Bottas, Rosberg, Raikkonen, Grosjean, Maldonado, Hulkenberg, Alonso e Sainz.

Massa perdeu uma volta após ir aos pits com o pneu dianteiro direito furado. As paradas estratégicas se iniciaram na volta 9. Vieram para os pits Kvyat, as McLarens e Felipe Nasr. O brasileiro se aproveitou de uma rodada do parceiro Ericsson na Spoon para superá-lo.

Vettel parou na volta 13, deixando apenas as Mercedes sem parar. Rosberg entrou na volta 15 e Hamilton na 16. Na volta à pista, Bottas foi ultrapassado por Nico Rosberg na última chicane e perdeu o terceiro lugar.

Na volta 20 o top-10 era Hamilton, Vettel, Rosberg, Bottas, Raikkonen, Hukenberg, Grosjean, Maldonado, Sainz e Alonso. O espanhol foi superado por Verstappen pela décima posição sete voltas depois. Após a manobra, Alonso reclamou no rádio do motor da Honda. “Motor de GP2”, disse.

Na segunda série de pit stops, Nico Rosberg conseguiu fazer o undercut em cima de Sebastian Vettel pelo segundo lugar. O top-10 na volta 36 era Hamilton, Rosberg, Vettel, Raikkonen, Bottas, Hulkenberg, Grosjean, Maldonado, Sainz e Verstappen.

A dez voltas do fim, Will Stevens rodou na 130R e quase acertou Rossi, seu companheiro de equipe. Logo em seguida, Verstappen passou Sainz pelo nono.

A próxima corrida acontece em Sochi, na Rússia, no final de semana dos dias 10, 11 e 12 de outubro.

Confira o resultado da prova:
Pos    Piloto    Equipe    Tempo
1     Lewis Hamilton      Mercedes     1:28:06.508
2     Nico Rosberg      Mercedes     +18.964
3     Sebastian Vettel      Ferrari     +20.850
4     Kimi Raikkonen      Ferrari     +33.768
5     Valtteri Bottas      Williams     +36.746
6     Nico Hulkenberg      Force India     +55.559
7     Romain Grosjean      Team Lotus     +1:12.298
8     Pastor Maldonado      Team Lotus     +1:13.575
9     Max Verstappen      Toro Rosso     +1:35.315
10     Carlos Sainz Jr.      Toro Rosso     +1 volta
11     Fernando Alonso      McLaren     +1 volta
12     Sergio Perez      Force India     +1 volta
13     Daniil Kvyat      Red Bull Racing     +1 volta
14     Marcus Ericsson      Sauber     +1 volta
15     Daniel Ricciardo      Red Bull Racing     +1 volta
16     Jenson Button      McLaren     +1 voltas
17     Felipe Massa      Williams     +2 voltas
18     Alexander Rossi      Manor     +2 voltas
19     Will Stevens      Manor     +3 voltas
20     Felipe Nasr      Sauber     +4 voltas (Stock Car Brasil)

Artigo anteriorPapa Francisco a favor do Meio Ambiente (Por Raimunda Gil Schaeken)
Próximo artigoPela Primeira vez França ataca Estado Islâmico na Síria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui