Holanda e México jogam aguardando uma das surpresas, Grécia ou Costa Rica

Goleiro Uchoa(13), do México, a muralha/Foto: Reuters
Goleiro Uchoa(13), do México, a muralha/Foto: Reuters
Goleiro Uchoa(13), do México, a muralha/Foto: Reuters

As oitavas de final da Copa do Mundo têm seu segundo dia de disputa com dois confrontos bem diferentes hoje, domingo (29). No primeiro, às 13h00 (de Brasília), a Holanda, time que vem sendo apontado como um dos principais favoritos na briga pelo título, pega o México, que ainda não foi derrotado e sofreu apenas um gol em todo torneio.


O México teve campanha semelhante à do Brasil, mas ficou na segunda posição do Grupo A por causa do saldo de gols. Os holandeses passaram na primeira posição do Grupo B, com três vitórias, dez gols marcados e três sofridos.

No outro confronto, dois times que podem ser consideradas surpresas nesse mundial. Costa Rica e Grécia jogam às 17h, na Arena Pernambuco. A seleção da América Central chamou a atenção do mundo ao se classificar em primeiro lugar no Grupo D, que contava com três campeões mundiais: Uruguai, Itália e Inglaterra. O time está invicto, com duas vitórias e um empate. Já os europeus sofreram bem mais para se classificar, conseguindo a segunda vaga do Grupo C apenas aos 47 minutos do segundo tempo da partida contra a Costa do Marfim.

HOLANDA X MÉXICO

A Holanda garantiu sua classificação para às oitavas de final da Copa do Mundo na segunda rodada do Grupo B. Os holandeses chamaram todas as atenções ao golearem a Espanha por 5 a 1 no primeiro jogo do Mundial. Com a vitória por 3 a 2 sobre a Austrália, veio a vaga, e o 2 a 0 sobre o Chile deu o primeiro lugar do Grupo B. Se o México não empolga como a Holanda, é possível dizer, pelo menos, que é um equipe segura na defesa. Os mexicanos não levaram gols na vitória sobre Camarões (1 a 0) na estreia e nem no empate contra o Brasil (0 a 0), na segunda rodada. A defesa só foi vazada na vitória sobre a Croácia (3 a 1).

A Holanda tem apenas um desfalque para a partida contra o México. O volante Fer, com uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda. O técnico Van Gaal manteve a escalação que usou na partida contra o Chile, pela terceira rodada da fase de grupos. Kuyt e Wijnaldum foram mantidos, com Blind deslocado para atuar como volante. O atacante Van Persie volta ao time depois de cumprir suspensão na vaga de Lens.

O México não poderá contar com José Vasquez, que está suspenso por conta do segundo cartão amarelo. Salcido deve ficar com a vaga de titular. Essa deve ser a única mudança no time de Miguel Herrera, que comandou um treino marcado pela descontração neste sábado.

COSTA RICA X GRÉCIA

A Costa Rica surpreendeu à todos com a campanha que fez na fase de grupos da Copa do Mundo. No grupo com Uruguai, Itália e Inglaterra, os “Ticos” se classificaram em primeiro. Uma vitória de virada sobre os uruguaios (3 a 1), e outra sobre os italianos (1 a 0) garantiram a vaga. O empate sem gols com os ingleses serviu apenas para carimbar o primeiro lugar do Grupo D. Já os gregos sofreram para avançar. Na estreia, uma goleada sofrida contra a Colômbia (3 a 0) e um empate sem gols com o Japão na segunda rodada. No jogo decisivo contra a Costa do Marfim, um gol de pênalti, aos 47 minutos do segundo, deu a vitória por 2 a 1 e segunda vaga do Grupo C.

A Costa Rica entra em campo com um surpreendente favoritismo, até se levar em conta a campanha das duas seleções na fase de grupos. O técnico equatoriano Jorge Pinto nega que o Ticos sejam melhores e pregou muito respeito na última coletiva antes da partida. No treinamento, os jogadores disputaram um rachão. O time não tem problemas para esta partida e o treinador poderá escalar o que considera a melhor formação, com destaques para o meio-campo Bryan Ruiz e o atacante Campbell.

A Grécia ainda não sabe se poderá contar com o goleiro titular Karnezis, que desde a partida contra a Costa do Marfim passa por tratamento para se livrar de dores nas costas. Se não jogar, Glykos entrará em seu lugar. Quem ainda sonha com uma vaga no time titular é o atacante Christodoulopoulos. Ele pode aparecer na vaga de Gekas.

Artigo anteriorLiceu de Artes ‘Cláudio Santoro’ é referência cultural em Parintins/AM
Próximo artigoArtesãos recebem Carteira Nacional como incentivo à geração de emprego e renda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui