Hospital de Itacoatiara, passa a atender serviço de tomografia

Equipamento já está instalado e começa a ser utilizado/Foto: Divulgação
Equipamento já está instalado e começa a ser utilizado/Foto: Divulgação
                 Equipamento já está instalado e começa a ser utilizado/Foto: Divulgação

O Hospital José Mendes, em Itacoatiara, município a 176 quilômetros de a partir da próxima semana, passará a oferecer o serviço de tomografia computadorizada, segundo o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, ressaltando que o aparelho instalado na unidade, cobrirá a demanda não somente da cidade, mas, também, dos municípios do entorno, como São Sebastião do Uatumã, Silves, Itapiranga, Urucará e Urucurituba, com a expectativa de que, mensalmente, sejam realizados 140 exames.
A oferta do exame faz parte do plano de expansão do serviço de tomografia, da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), que ampliará o acesso da população do interior ao procedimento. Tabatinga, Tefé e Coari (respectivamente a 1.108, 523 e 363 quilômetros distante da capital) estão previstos para receber tomógrafos, por meio de recursos de emenda parlamentar. O serviço já é ofertado no Hospital de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros da capital) e em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), por meio de convênio com clínica privada.


Em Itacoatiara, para a expedição dos exames, o hospital fará uso da tecnologia implantada através do Programa de Telemedicina do Governo do Estado. “Os dados dos exames realizados no hospital serão transmitidos via satélite para a Central de Laudos, na Fundação do Coração Francisca Mendes, em Manaus. Os laudos serão expedidos pelos especialistas e retornarão ao município para que o médico local faça o atendimento e acompanhamento do paciente. Nos casos de urgência, como os de traumatismo, a leitura será feita pelo cirurgião geral do hospital”, detalhou Pedro Elias.

No sábado, dia 6, o secretário estará no município, para acompanhar os testes para realização dos exames. Os técnicos do hospital passaram por capacitação para operar o aparelho. O diretor da unidade, Marcelo Benlolo, disse que o serviço oferecido no município, inicialmente, serão as tomografias de tórax, abdômen e as urgências cranianas. Na segunda fase de treinamento, serão absorvidos os casos de maior complexidade.

A implantação do novo serviço, segundo ele, tem a parceria da Prefeitura de Itacoatiara, que providenciou a adequação e baritagem da sala onde o aparelho irá funcionar. O hospital do município é uma unidade mista, administrada conjuntamente.

Técnico dá as instruções à equipe do hospital/Foto: Divulgação
Técnico dá as instruções à equipe do hospital/Foto: Divulgação

Artigo anteriorFamília reconhece corpo de mulher encontrado em matagal no Tarumã, em Manaus
Próximo artigoAnfavea diz que produção de veículos cresce 4,7% em julho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui