
Após alguns municípios liberarem o uso de máscaras, a Prefeitura de Humaitá (a 580 quilômetros de Manaus) decidiu manter o equipamento para prevenção de covid-19. Conforme decreto, no município ainda não é permitido retirar máscaras em locais abertos ou fechados.
A medida na cidade vai contra o que já acontece na maior parte do Amazonas.Nesta semana, o governador Wilson Lima autorizou o fim do uso dos equipamentos também em locais fechados.
Estabelecimentos como bares, conveniências e casas noturnas ficam obrigados a exigir comprovação de vacinação. A fiscalização será feita pela Secretaria Municipal de Saúde por intermédio do Departamento de Vigilância Sanitária, com apoio de forças de segurança.
Já em Manaquiri (a 168 quilômetros de Manaus), o uso das máscaras foi desobrigado. De acordo com a prefeitura, o equipamento é recomendado para quem utiliza serviços de saúde, idosos, imunossuprimidos e pessoas que apresentam sintomas gripais.
Outros municípios como Atalaia do Norte, Manacapuru e Parintins também flexibilizaram o uso do item em ambientes fechados.