IFAM realiza PS junto aos povos indígenas, com apoio do Exército

IFAM realiza PS junto aos povos Indígenas, com apoio do Exército - Foto: Rodrigo Fonseca

A passagem do mês de novembro para dezembro de 2018 foi marcada por intensa dedicação e esforços dos servidores do IFAM, Campus São Gabriel da Cachoeira. Motivados e impulsionados pela importância do cumprimento da missão institucional, frente às demandas das comunidades indígenas da região do Médio e Alto rio Negro, professores e técnicos administrativos do Campus São Gabriel mobilizaram-se para a realização do Processo Seletivo Discente (PSD/2018-19).


Essa ação contou com o apoio da grande parceria que a Direção da Unidade do IFAM, na região do rio Negro tem com o Exército Brasileiro, através da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, que disponibilizou sua equipe de condutores militares, bem como toda a estrutura logística que utiliza em sua missão de vigilância e proteção da Amazônica. Para que o processo seletivo ocorresse, foram utilizadas voadeiras (botes, movidos por motores de popa), lanchas e aeronaves, estas utilizadas apenas em comunidades de difícil acesso.

IFAM realiza processo seletivo diferenciado no território Etnoeducacional – Foto: Rodrigo Fonseca

Neste processo seletivo de 2018/19, os candidatos indígenas das diversas etnias da região, alcançada pela atividade avaliativa puderam fazer a prova de redação em na Língua Portuguesa e em quatro línguas indígenas co-oficializadas: Baniwa, Yanomami, Nheengatu e Tukano. Trata-se de uma ação inclusiva, que leva em conta, dentre outros aspectos, a valorização das línguas indígenas faladas pelos povos originários dessa região em que o IFAM se faz presente.

A Reitoria do IFAM, apoiou esta ação e por sua vez, autorizou e assumiu o compromisso com os custos financeiros da realização das atividades, num total de R$ 38.500,50 (trinta e oito mil, quinhentos reais e cinquenta centavos). O empenho pessoal do Reitor foi decisivo, para que o processo fosse realizado de forma ampla e diferenciada, respeitando-se as particularidades regionais, no tocante às demandas e localização das comunidades indígenas, no âmbito da região de abrangência do território etnoeducacional do rio Negro, que alcança os municípios de Barcelos, São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do rio Negro. Todo o PSD/2018-19 foi realizado entre os dias 25 a 30 de novembro deste ano.

IFAM mais uma vez inovando e vencendo barreiras – Foto: Rodrigo Fonseca

A correção das provas serão realizadas por uma Câmara de Correção multilíngue, em atenção às diversas línguas indígenas e à língua portuguesa, utilizadas no processo de construção textual proposto. O processo de correção de provas levará, aproximadamente, oito dias para sua conclusão.

É o IFAM mais uma vez inovando e vencendo barreiras em nome do Ensino Tecnológico de qualidade.

Artigo anteriorMorte de cachorro em loja do Carrefour gera onda de protestos em SP
Próximo artigoGovernador eleito, Wilson Lima, anuncia novos titulares da SSP-AM e da PGE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui