Inscrições para prova de residência médica da SEMSA terminam dia 22

Atendimento médico/Foto:
A
Atendimento médico/Foto: Rodemarques Abreu

Estão abertas as inscrições para a prova de residência médica, na área da Medicina da Família e Comunidade (MFC), a ser realizada pela  rede municipal de saúde, as quais vão até o dia 22 de dezembro e podem ser feitas pelo site www.netium.com.br/cermam. A prova ocorrerá no dia 18 de janeiro.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, o certame visa aperfeiçoar os conhecimentos técnico-científicos dos profissionais médicos em práticas de assistência integral à saúde e, desta forma, assumir papel de entidade formadora de seus profissionais. “O nosso desafio é sempre tornar o atendimento básico cada vez mais qualitativo. Essa é uma chance importantíssima para nossos profissionais se especializarem e seguirem conosco neste objetivo”.


O coordenador e médico da Família e Comunidade, Ricardo Amaral, salientou que outro objetivo é dotar os Médicos da Família e Comunidade (MFC´s) da facilidade de dominar a clínica das doenças e condições próprias da Atenção Primária à Saúde (APS) para que tenham uma resolutividade de 90% das doenças prevalentes em sua área. “Mas que também sejam capazes de entender e lidar de maneira responsável e competente com a saúde das pessoas, das famílias e da sociedade. Para os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) há um estímulo com uma bolsa diferenciada para os médicos”, ressaltou.

Atendimento humanizado

O lado humanizado, tão preconizado em ações da rede municipal de saúde, é também umas das prerrogativas fundamentais da residência, aprimorando a relação médico-paciente e, ainda, a importância do trabalho em equipe com a intenção de promover a resiliência dentro do contexto de atendimento. “O trabalho de um médico da família é singular. É preciso saber identificar, até por meio da psicologia como é possível ajudar o paciente a melhorar a qualidade de vida. Essa abordagem, humanizada, também faz parte do conteúdo da residência”, disse Ricardo Amaral.

Medicina da Família

A Medicina de Família e Comunidade (MFC) é a única especialidade médica com foco exclusivo na Atenção Primária à Saúde (APS), que se dedica a lidar com os problemas mais frequentes de cada população sem distinção de gênero, faixa etária ou órgão afetado, levando em conta o contexto familiar e comunitário e cuidando das pessoas de uma forma contínua integral e coordenada. O Brasil possui programas de residência médica em MFC há 28 anos.

Artigo anteriorRR: Guarda municipal é agredido por se recusar a comprar drogas
Próximo artigoManaus e a tarifa abusiva dos transportes coletivos – por Rodrigo Furtado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui