
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) encerram nesta sexta-feira (24). A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) está entre as instituições federais de ensino superior que adotam a medida como uma de suas formas de ingresso de novos alunos.
Para concorrer, o candidato precisa da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022). A Ufam possui 2.466 vagas no Sisu, divididas entre ampla concorrência e ações afirmativas, segundo a Lei nº 12.711/2012.
Pelo Sisu, a Ufam disponibiliza 109 cursos de graduação ministrados em sua sede em Manaus e nos institutos situados em cinco municípios do interior do Amazonas (Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins). No Sisu 2022, a Ufam teve 661.88 pontos com média de nota de corte, com 559.21 pontos sendo o menor valor, para o curso de Ciências – Matemática e Física, e 794.69 pontos, como o maior valor, para o curso de Medicina.
O Sisu reúne em um sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação (MEC) as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos).
O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Enem. Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.