Inspirados no mar, oceanógrafos criam acessórios de madeira para decoração

Peças para decoração têm base em madeira e lembram o clima da praia - Foto:Divulgação/arquivo pessoal

A inspiração para peças com aspecto mais artístico pode vir de diferentes lugares. Uma das mais conhecidas fontes é a natureza, que nunca deixa de proporcionar belas ideias, além de servir como um lembrete para a importância do cuidado com o meio ambiente, podendo ser usada como denúncia ou espaço de reflexão. Incorporar esses elementos na decoração é uma ótima maneira de resgatar esses sentimentos de admiração pela natureza, trazendo um pouco desse espírito para o espaço cotidiano.


Procurando um caminho profissional mais feliz e que acompanhasse o amor pela natureza, André Bianco e Bob Moraes criaram a Wet and Wood, uma marca de produtos de design para a casa, com base em Tubarão, Santa Catarina. Ambos estudavam e trabalhavam com oceanografia, fazendo parte de projetos no litoral do Brasil, África, Chile, Espanha e na Ilha de Trindade, e, apesar de gostarem da sua área de atuação, decidiram mudar de carreira.

Reunindo o conhecimento que André já possuía sobre o uso de madeira e a habilidade de Bob em design, eles criaram a empresa, que dava um novo sentido à paixão que ambos compartilhavam em relação ao mar. A intenção principal da marca é aproximar o oceano ao dia a dia das pessoas, por meio de peças de design sofisticado, mas que remetem ao clima da natureza, com o uso de madeira nobre como material principal, acompanhada de tecidos reciclados, acrílico, entre outros.

Trabalho artesanal

A marca respeita seu conceito e produz as peças por meio de um trabalho artesanal, bem diferente daquele desenvolvido por grandes empresas e que produzem de maneira massificada. Quando a demanda é muito grande, a dupla conta com o apoio de mão de obra local, incluindo vizinhos e amigos que gostariam de fazer parte do processo. Além disso, André e Bob dão preferência para matéria-prima de reuso, evitando o desperdício de madeira e tecidos que, em outro caso, seriam descartados. Para dar o acabamento na madeira são usados óleos e ceras naturais, que substituem produtos químicos como vernizes e seladores.

O ateliê da marca, localizado próximo às praias de Garopaba e ao Farol de Santa Marta, é o espaço usado para todos os passos da criação das peças – desde concepção do estilo até o acabamento final –, feita por meio de ferramentas específicas para trabalhos nesse tipo de material, como lixadeira e serras de corte.

Entre as peças mais famosas estão as Handplanes, prancha de mão que auxilia na prática do Bodysurf – o primeiro produto criado por eles –, tábuas de corte e um relógio inspirado na variação temporal das marés. Além delas, também é possível encontrar luminárias, banquinhos e miniaturas em madeira. Cada um dos produtos vai acompanhado de uma carta explicando mais sobre o conceito e a razão por trás da sua criação, permitindo que o novo dono da peça sinta a mesma ligação com o mar que os idealizadores do objeto.

Artigo anteriorAmazonino foi inocentado em processos citados por adversários
Próximo artigoWilson Lima defende união de esforços para manter a recuperação da BR-319

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui