Instituto Mamirauá oferece minicursos em ciência e meio ambiente

Os minicursos serão realizados no próximo dia 2 julho - Foto Amanda Lelis

Os minicursos serão realizados durante o 16º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia (Simcon), no próximo dia 2 de julho.

A programação do Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia (Simcon) acaba de ganhar um reforço com o anúncio de seis minicursos que serão ofertados durante o evento, entre os dias 02 e 05 de julho de 2019. Os cursos são gratuitos e tem temáticas que envolvem biologia, ecologia, análise de dados, ciência cidadã e estudos demográficos.

As inscrições devem ser feitas no site do Instituto Mamirauá (https://www.mamiraua.org.br/pt-br/simcon/minicursos/), realizador do simpósio, até o próximo dia 10 de junho. A lista de selecionados será divulgada no dia 25 do mesmo mês. Confira a seguir um resumo de cada minicurso:

Foto: Amanda Lelis

Minicurso 1 – Estudos genéticos e o futuro da biologia comparada

O minicurso tem como objetivo apresentar de forma simplificada a importância de conhecer os conceitos básicos de genética e o dia a dia de quem trabalha nessa área de estudos. Será apresentado um breve resumo/revisão sobre genética clássica, citogenética e genética molecular. Para participar deste minicurso não é necessário conhecimento prévio de genética.

Ministrante: Ivan Junqueira, bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e mestre em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Minicurso 2 – Redes neurais artificiais aplicadas à ecologia florestal

O curso tem o objetivo de introduzir o estudo das Redes Neurais Artificias (RNA) como ferramenta para resolver problemas na área florestal (modelagem da altura das árvores, modelagem do volume das árvores e problemas de classificação). Atividades: introdução à ferramenta (RNA), práticas de estimativa de altura das árvores, do volume e classificação (volume).

Ministrante: Leonardo Pequeno Reis é graduado em Engenharia Florestal e mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Doutor em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Foto: Amanda Lelis

Minicurso 3 – Biologia reprodutiva de peixes amazônicos

O minicurso tem como objetivo descrever as características reprodutivas de peixes amazônicos, abordando a descrição morfológica dos ovários e testículos, que permite uma correlação com a maturação gonadal. Outras características reprodutivas também serão abordadas como período de desova, fecundidade, proporção sexual e cuidado parental.

Ministrante: Jomara Oliveira é licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA e mestre em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Minicurso 4 – Exploração e análise de dados utilizando o Google Data Studio

Essa ferramenta da Google possibilita ao usuário uma série de possibilidades, como: visualizar os dados por meio de gráficos e tabelas, compartilhar insights com sua equipe ou com o mundo, acelerar o processo de criação de relatórios e tomadas de decisão.

Ministrante: Elias Lourenço Vasconcelos Neto é mestre em ciências florestais e ambientais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Trabalhou como professor de Estatística entre 2011 e 2018.

Foto: Amanda Lelis

Minicurso 5 – Abordagem de Ciência Cidadã na pesquisa

Neste minicurso serão apresentadas formas de participação e os princípios da abordagem de ciência cidadã na pesquisa científica, exemplos de projetos em diferentes áreas temáticas e ferramentas que podem ser usadas para viabilizar estes projetos. Será apresentado também o caso do projeto Ciência Cidadã para a Amazônia, que tem como foco o monitoramento de peixes e água e é desenvolvido pela WCS, Instituto Mamirauá e parceiros.

Ministrante: Maria Cecilia Gomes é engenheira ambiental, mestre em Engenharia Ambiental, pesquisadora do Instituto Mamirauá desde 2010 e coordenadora do Programa de Qualidade de Vida e do projeto Ciência Cidadã para a Amazônia – Médio Rio Solimões.

Minicurso 6 – Introdução à demografia

O minicurso visa apresentar os principais conceitos da demografia, as fontes de dados e tipos de mensuração demográfica. Pretende-se demonstrar aos participantes como os estudos de população podem contribuir para entender as relações entre população e ambiente, e para diferentes pesquisas sejam elas no âmbito social, econômico ou ambiental. Em estudos que envolvem as relações entre população e ambiente, entender a dinâmica populacional é primordial para contexto a ser analisado.

Ministrante: Heloísa Corrêa Pereira possui doutorado em demografia, é pesquisadora pelo Programa de Capacitação Institucional PCI/MCT – CNPq, membro do grupo de pesquisa “Territorialidades e governança socioambiental na Amazônia” do Instituto Mamirauá.

Ministrante: Ana Claudeise Silva do Nascimento, doutora em Sociologia e mestre em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável. Integrante do IDSM-OS/MCT, desde 2004, desenvolve projetos de pesquisas sociais e coordenou programa de extensão com populações tradicionais de unidades de conservação de uso sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui