Investidora fala sobre o papel do empreendedorismo na retomada da economia

Investidora e empreendedora Camila Farani - Foto: Divulgação

A investidora e empreendedora Camila Farani fará uma palestra abordando o papel do empreendedorismo na retomada da economia, nesta sexta-feira, dia 27, às 15h, horário de Manaus.

A palestra acontece durante a Semana Global de Empreendedorismo do Amazonas, evento totalmente online promovido pelo Sebrae do Estado de 25 a 27 de novembro. A semana será aberta à comunidade, com temas capazes de atender as expectativas tanto de empreendedores já consolidados quanto dos iniciantes, que procuram alternativas de auto-sustento. Inscrições podem ser feitas pelo site oficial: https://semanaglobalamazonas.com.br/.

Camila Farani comenta que a pandemia impôs desafios sem precedentes para as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. “Vejo isso em 3 principais dimensões: adaptação ao novo comportamento do consumidor, necessidade de planejar novas formas de entrega de produtos ou serviços e também de gerir equipes remotamente. Algumas já conseguiram se adaptar, outras seguem com desafios grandes e precisarão se reinventar”, explica.

Para Camila, não é possível medir com precisão quanto tempo essa crise que se instalou irá durar, mas devemos sempre ter em mente que todas as projeções, mesmo que pessimistas ou otimistas, são apenas projeções.

A investidora pontua ainda que o consumo não parou, apenas mudou de cara. “Estudos mostram que, com a quarentena e o isolamento social, um milhão de pessoas perderam o emprego, muitas precisaram tirar férias obrigatórias, pausar os estudos, entre muitas outras condições que deram mais tempo “livre” a elas. Acho que a principal lição para quem empreende é que é preciso estar preparado para tudo. Ou, se não estiver preparado naquele momento, ser ágil o suficiente para conseguir se modificar e atender a novas realidades”, conclui.

Em sua palestra, Camila ainda falará sobre sua mais nova iniciativa: o hub para desenvolver lideranças femininas ElaVence (www.elavence.com.br), que tem a expectativa de impactar meio milhão de mulheres, oferecendo capacitação, conexões e conteúdo para empreendedoras, intraempreendedoras e investidoras. O hub vai atuar sobretudo nas frentes de educação empreendedora, compartilhamento de melhores práticas – por meio de casos de sucesso e notícias do setor -, inovação e círculo de investimentos, para conectar investidoras a mulheres líderes de startups.

Investidora e empreendedora Camila Farani – Foto: Divulgação

Sobre Camila Farani

Com mais de 17 anos de experiência em empreendedorismo e investimentos, Camila Farani é sócia-fundadora da G2 Capital, boutique de investimentos que atualmente conta com mais de 40 startups em seu portfólio. É fundadora da Innovaty, do ramo de educação empreendedora e Business Intelligence, e do Grupo Boxx, de alimentação.

Camila é investidora individual e hoje atua em negócios que movimentam cerca de R$ 250 milhões por ano. Desde 2016 como um dos “tubarões” do programa de TV Shark Tank Brasil, Camila é a única mulher reconhecida como a melhor Investidora-Anjo no Startup Awards em 2016 e 2018, prêmio concedido pela Lavca – maior entidade de venture capital da América Latina.

É advogada, com pós-graduação em Marketing e especializações em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Stanford, na Califórnia, e pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui