
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) recebe hoje, às 17h20, no Aeroporto Eduardinho Gomes (Av. Santos Dumont, Tarumã), um filhote de peixe-boi vindo de Coari, região Norte do Amazonas. O animal que foi encontrado por um ribeirinho no rio e estava sendo mantido na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Coari em um tanque de mil litros.
O peixe-boi filhote tem cerca de 1 metro e peso estimado de 20 kg. A secretaria em Coari solicitou o resgate e o transporte do mamífero para Manaus, para que pudesse ser reabilitado. A Associação Amigos do Peixe-boi (AMPA) acionou os técnicos do IPAAM para realizar a tarefa e vai ficar responsável por cuidar do animal.
O IPAAM solicitou parceria da Petrobras em Coari para a realização do transporte aéreo do filhote para Manaus em avião fretado. O animal debilitado deve ser trazido no colo, enrolado em uma toalha molhada para evitar rachaduras na pele.

A equipe de resgate do IPAAM, coordenado pela analista fiscal Yara Gonçalves, deve receber o animal hoje, por volta das 17h20, no aeroporto e o deve encaminhá-lo para o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), sede da AMPA, onde o peixe-boi será reabilitado.