
O vereador Jaildo dos Rodoviários (PRP) criticou, da tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), a utilização dos dias de folga dos rodoviários no treinamento que as empresas de ônibus estão ministrando aos motoristas, para sentirem na pele a sensação do perigo que passam os ciclistas, quando não obedecidas a distância obrigatória e a segurança no trânsito.
Jaildo sugeriu às empresas o pagamento de horas extras para os motoristas ou então que a programação seja feita em dia de trabalho normal. Segundo ele, os motoristas estão reclamando porque já fizeram o curso em dia de folga, um dos poucos dias que têm para ficar com a família.
Ainda assim, o vereador parabenizou a iniciativa da Superintendência de Transportes Urbanos (SMTU) por ter repassado às empresas a sua indicação, feita após o acidente em que um ciclista atropelado veio a falecer, para que motoristas de ônibus pudesse vivenciar o outro lado do trânsito. A Via Verde, de acordo com ele, fez o curso no domingo, em parceria com o Movimento Pedala Manaus, no sentido de conscientizar o motorista para o respeito com o ciclista. “Os que ainda não entenderam vão passar a entender e valorizar a vida”, argumentou.
De acordo com o vereador, a iniciativa é boa e outras empresas devem aderir ao curso. Como assegurou, por causa disso, de 1,1 mil funcionários apenas 20 participaram das atividades. “Que todas as empresas adotem essa prática, mas não podem chamar o motorista para participar do curso no seu dia de folga”, apelou.