José Melo comemora escolha de Manaus como sede do futebol Olímpico

Governador José Melo, comemora/Foto: Alex Pazuello

Governador José Melo, comemora/Foto: Alex Pazuello
Governador José Melo, comemora/Foto: Alex Pazuello

A escolha de Manaus como uma das sedes do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos, que acontecem em 2016 no Rio de Janeiro, foi comemorada na manhã de hoje, segunda-feira (16), pelo governador do Amazonas, José Melo, após o anúncio feito pelo Comitê Organizador para os Torneios de Futebol Olímpico da Fifa, após reunião em Zurique, na Suíça. Com a confirmação, os trabalhos serão iniciados, para cumprimento do caderno de encargos do evento e, deve ser criado, nos próximos dias, um comitê para articular as ações.
A expectativa é que Manaus receba oito jogos na primeira fase do campeonato de futebol olímpico. De acordo com Jose Melo, a definição pela cidade é uma conquista importante fruto do reconhecimento do êxito na organização da Copa do Mundo. É também, segundo o governador, o entendimento por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Olímpico de que ter uma sede olímpica no coração da Amazônia traz um diferencial para o evento no Brasil.

“É uma alegria essa notícia. Os organizadores gostam de ter uma concentração pra facilitar muitas coisas e, embora Manaus fique distante (em relação ao Rio de Janeiro), nosso êxito na organização da Copa do Mundo, com nosso povo bem receptivo e alegre, e a boa avaliação da organização e segurança, fizeram com que a questão da distância fosse superada”, frisou.

José Melo elogiou a participação do vice-governador Henrique Oliveira e do prefeito de Manaus, nas negociações. Entre os meses de fevereiro e março, como parte das conversas sobre a participação da cidade nas Olimpíadas,  Henrique e Arthur participaram de duas reuniões com representantes do Comitê Olímpico,  da CBF e da Fifa no Rio de Janeiro.

“A entrada de Manaus no calendário Olímpico Rio 2016 enriquece o torneio com uma visita dos atletas de futebol a um dos locais mais icônicos do mundo. Tenho certeza que o Amazonas receberá o mundo Olímpico com uma celebração memorável”, destacou, no site do Comitê, Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio 2016.

Sexta cidade-sede do torneio de futebol das Olimpíadas, a Arena da Amazônia, em Manaus, vai dividir os jogos do Rio de Janeiro, com as cidades de São Paulo (Arena Corinthians), Belo Horizonte (Mineirão), Brasília (Mané Garrincha) e Salvador (Fonte Nova). A expectativa é que a Arena da Amazônia receba oito jogos na primeira fase do campeonato olímpico de futebol. Ao contrário da Copa do Mundo, quando as seleções ficavam na cidade apenas nos dias de jogos, as seleções que jogarão em Manaus devem permanecer na capital durante os cerca de 20 dias do torneio.

FIFA – De acordo com nota emitida pela Fifa na manhã desta segunda-feira, os torneios de futebol das Olimpíadas acontecerão de 3 de a 20 de agosto de 2016, com 58 jogos disputados em seis cidades.

“Os Torneios de Futebol Olímpico serão uma oportunidade fantástica de reviver o excelente clima visto durante a Copa do Mundo da FIFA de 2014, não somente no Rio de Janeiro, mas em outras cinco cidades. Elas fizeram um trabalho ótimo e agora podem usar os estádios da Copa do Mundo e a infraestrutura já montada para unir o país para um grande evento mais uma vez. Estou confiante de que os times participantes terão uma experiência olímpica inesquecível”, afirmou Marco Polo del Nero, presidente do Comitê Organizador para os Torneios de Futebol Olímpico, em nota divulgada pela Fifa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui