Josué Neto quer debater nova forma de tratamento da Tuberculose

Josué Neto quer debater em audiência pesquisa sobre tuberculose/Foto: Divulgação

O deputado Josué Neto (PSD) solicitou, hoje, quarta-feira (24), a realização de uma Audiência Pública para debater a Pesquisa realizada pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), que busca identificar novas formas de controle da Tuberculose, estudo que, inédito no mundo, pretende identificar fatores genéticos relacionados a falhas e efeitos colaterais do tratamento convencional da Tuberculose.
De acordo com o deputado, o objetivo da reunião é conhecer e compreender melhor a importância do projeto e de seus benefícios. Ele acredita que, dependendo dos resultados obtidos até agora, o Parlamento pode contribuir e lutar por mais recursos para viabilizar maior incentivo à pesquisa e meios de aplicação inicial à nossa realidade.


Josué Neto quer debater em audiência pesquisa sobre tuberculose/Foto: Divulgação

“É uma pesquisa que muito nos interessa, principalmente pelo número de mortes que essa doença ainda causa em todo mundo, e não é diferente aqui no Amazonas. Em 2016 registramos 2.781 casos de tuberculose. Quase três mil pessoas doentes não são pouca coisa se considerarmos que é uma doença que tem tratamento, que tem cura”, afirmou.

No Brasil aproximadamente 70 mil novos casos são registrados por ano, e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença. Amazonas lidera os casos da doença no país, e apesar de ter havido redução de 3% em relação aos casos registrados em 2015, o número de mortes aumentou 16,5% no mesmo período, passando de 127 para 148, a maioria das vítimas de Manaus. A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a Audiência foram convidados os pesquisadores responsáveis pela pesquisa, como o coordenador do projeto na FMT-HVD, Marcelo Cordeiro, além de representantes de instituições de saúde e da comunidade científica, como as Secretarias de Saúde do Estado (Susam) e de Manaus (Semsa), e das Universidades Federal do Amazonas (Ufam) e do Estado do Amazonas (UEA).

Artigo anteriorCircuito Master de Natação homenageia Cláudia Nobre, em Manaus
Próximo artigoChacina deixa dez mortos em fazenda no sudeste do Pará

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui