
Parece ser uma operação orquestrada de prender os líderes políticos da América Latina, no Brasil o ex-presidente Lula vai fez 3 meses de preso e o ex-presidente de Equador Rafael Correa foi preso.
A juíza da Corte Nacional de Justiça do Equador Daniella Camacho ordenou nesta terça-feira (3) a prisão preventiva do ex-presidente do país Rafael Correa. As informações foram divulgadas pela Agência Ansa.
Segundo a notícia, a juíza atendeu a um pedido do Ministério Público do Equador. O ex-presidente é acusado de envolvimento em tentativa de sequestro do ex-deputado de oposição Fernando Balda, na Colômbia, em 2012.

O motivo do pedido de prisão preventiva seria o descumprimento de uma medida cautelar para que o ex-presidente comparecesse ao tribunal em Quito nesta segunda. Segundo a Justiça, Correa deve comparecer a cada 15 dias, a partir de 2 de julho, no tribunal para prestar esclarecimentos sobre o caso.
Correa está na Bélgica desde maio e ontem (2) se apresentou no consulado de seu país. Em sua defesa, ele alega que não há provas que o vinculem à tentativa de sequestro.
O ex-presidente do Equador Rafael Correa usou as redes sociais para condenar a ordem de prisão preventiva contra ele, determinada nesta terça-feira, 3, por uma juíza equatoriana; “Agradeço a todos pela expressão de solidariedade face a este novo e grave abuso da justiça e dos meus direitos. Eu estou bem. Não se preocupem. Eles procurarão nos humilhar e nos levar a ter dificuldades, mas tal monstruosidade NUNCA prosperará em um Estado de direito como a Bélgica”, escreveu Correa, que vive na Bélgica desde maio