Líderes políticos equatorianos pedem expulsão da Odebrecht do país

Líderes do partido governista no Parlamento Equatoriano/Foto: Divulgação

Líderes da Aliança País, partido do presidente do Equador Lenín Moreno, exigiram hoje, segunda-feira (05), medidas imediatas para expulsar a Odebrecht do país. “Seremos firmes no combate à corrupção, na luta contra a impunidade e no fortalecimento de uma gestão pública transparente, ética e responsável”, diz a declaração, lida por parlamentares do partido na Assembleia Nacional.
Em uma coletiva de imprensa convocada pelos presidentes e vice-presidentes das comissões legislativas do Parlamento equatoriano, os líderes do Aliança País condenaram o comportamento da empresa brasileira “e suas práticas ilícitas transnacionais de pagamentos de subornos ao redor do mundo”, conforme o texto  divulgado, que exige a expulsão da construtora do Equador, assim como de seus diretores e representantes no país.


Líderes do partido governista no Parlamento Equatoriano/Foto: Divulgação

Os parlamentares também exigem da Promotoria celeridade nas investigações iniciadas e a abertura de processos contra os envolvidos no esquema de corrupção. Na sexta-feira, as autoridades do país prenderam seis pessoas em uma série de operações ligadas ao caso. Um dos detidos é o tio do atual vice-presidente do Equador, Jorge Glas.

Também foi uma aberta uma investigação contra Carlos Pólit, que chefia a Controladoria Geral do Estado, para quem o presidente da Assembleia Nacional do Equador, José Serrano, pediu um “julgamento político”. A casa de Pólit foi revistada pelos agentes, mas ele está fora do país por razões médicas.

O documento governista também propõe a criação de uma comissão multipartidária da Assembleia Nacional para visitar o Brasil e os Estados Unidos em busca de informações diretas das autoridades competentes dos dois países.(Agência Brasil)

Artigo anteriorCadastro rural tem mais de 11 mil declarações de propriedade em terras indígenas
Próximo artigoSISU disponibiliza lista de aprovados ao segundo semestre/17

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui