MA: Estado tem o maior índice de queimadas, segundo o INPE

Queimadas fortalece o ar seco no Estado/Foto: TV Mirante
Queimadas fortalece o ar seco no Estado/Foto: TV Mirante

O Maranhão é o estado com maior número de queimadas da região Nordeste e o terceiro do país, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Nos 24 dias de dezembro deste ano, já foram registrados 2.020 focos de incêndio no estado.

A situação é preocupante, já que, este ano, as queimadas chegam 25.055 casos registrados, 58% a mais do que o ano passado.  As cidades com maior número de focos são: Grajaú (1.519), Mirador (1.438) e Balsas (1.130).


O levantamento do Inpe mostra que o estado maranhense é só perde para Pará e Mato Grosso na maior incidência de queimadas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o clima seco propicia as queimadas porque a falta de chuva prolongada deixa o solo e a vegetação ressecada, o que facilita o alastramento do fogo, que algumas vezes pode sair de controle e causar uma série de transtornos.

Com o avanço do período de estiagem, o número de queimadas já é elevado e a tendência é de que as ocorrências do tipo continuem aumentando. O Corpo de Bombeiros tem atendido a uma média de oito a dez chamados por dia.

Como o período de estiagem só deve acabar em janeiro, a recomendação para evitar queimadas é que as pessoas mantenham seus terrenos limpos, evitem o acúmulo de lixo e evitem limpar terrenos na zona rural utilizando fogo. “Esses incêndios podem ter origens criminosas, naturais, queima de vegetação e a orientação é fazer contato com os Bombeiros por meio do telefone de emergência que é o 193”, explicou o Major do Corpo de Bombeiros, Paulo Andrade.

A vegetação seca propicia os focos de incêndio. Os locais onde costumam ocorrer queimadas com maior frequência são as áreas do Araçagi, Avenida Litorânea, Maioba, Paço do Lumiar, Raposa e nas reservas do Itapiracó e do Batatã.

A comunidade pode ajudar a combater os incêndios de acordo com os Bombeiros, desde que se sinta segura para isso. “A população pode, no primeiro momento, iniciar o combate, mas em caso de perda de controle ou se não se sentir seguro para agir é acionar os bombeiros por meio do telefone de emergência”, disse.(G1)

Artigo anteriorPA: Mulher é baleada durante assalto a agência de correios, em Barcarena
Próximo artigoSistema de Segurança no Réveillon, em Manaus, terá modelo da Copa do Mundo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui