Madeira ilegal é apreendida pelo Batalhão Ambiental da PM, em Manaus

Caminhões carregados de madeira ilegal, apreendidos/Foto: BA
Caminhões carregados de madeira ilegal, apreendidos/Foto: BA
Caminhões carregados de madeira ilegal, apreendidos/Foto: BA

Os servidores da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA) registraram por volta de 08h00, de ontem, sexta-feira (15), a apreensão de quatro caminhões que transportavam mais de 70 metros cúbicos de madeira ilegal, em ação executada pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar, na avenida Brasil, próximo à Ponte Rio Negro, bairro Compensa 2, na Zona Oeste.

A madeira era transportada em quatro caminhões. Os veículos apreendidos foram um modelo Ford Cargo, cor prata, placas NOP 3174, com 11,45 metros cúbicos de madeira; um modelo Volks Worker, cor branca, placas JXV 7487, com 16,79 metros cúbicos; outro modelo Iveco, JXS 1151 e MMZ 0793, cor branca, com 21,93 m³ e um modelo Mercedez Benz 1620, cor azul placas NPA 9350, carregado com 20,33 m³. A carga dos veículos era composta por tábuas, pranchas, caibros e ripas.


As irregularidades verificadas pelas equipes policiais foram Documento de Origem Florestal (DOF) ausente ou vencido, quantidade de madeira acima do número informado no documento e problemas mecânicos.

O material era transportado pelos motoristas Abib Brasilino de Souza, de 57 anos, Janderson Gama da Silva, de 29, Raimundo Antonio Lima, de 44, e Edvaldo Gomes de Moura, de 45 anos.

De acordo com a Titular da DEMA, Delegada Izolda Castro Couto, os quatros detidos serão autuados por crime de transporte ilegal de madeira (Artigo 46 da Lei nº 9605/98 do Código Ambiental). Na sede da Especializada eles assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados para responder ao processo em liberdade.

Toda a madeira apreendida será doada a instituições de cunho filantrópico. Após ser periciado, um dos caminhões foi liberado, e os outros três encaminhados ao parqueamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Artigo anteriorPlano Urbanístico e de Mobilidade, precisa de Integração de espaços, diz Montezuma
Próximo artigoQuem tem medo de Marina? – por Ruth de Aquino

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui