Chegou a São Sebastião, no final da manhã desta quinta-feira (23), o Navio-Aeródromo Atlântico da Marinha brasileira. A embarcação vai reforçar o atendimento médico às pessoas atingidas pelos desmoronamentos no litoral norte paulista, e também desafogar os hospitais da região, que priorizam casos mais graves.
A embarcação está equipada com um hospital de campanha, com capacidade de instalar 200 leitos, e traz profissionais de saúde, como médico-ortopedista, cirurgião geral, anestesista, dentista, farmacêutico e profissionais de enfermagem. O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goes, explica como vai funcionar o apoio naval para a região na área da saúde:
O Navio-Aeródromo Atlântico da Marinha brasileira está equipado com seis helicópteros e três embarcações menores para transporte de pessoas. Além dos profissionais de saúde, estão a bordo 180 fuzileiros navais com maquinário para ajudar a Defesa Civil na desobstrução de vias e ações de resgate. O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, destacou a capacidade da embarcação para atender a essa missão humanitária:
Sobre as casas que foram perdidas nos desabamentos, Waldez Goes acrescentou que o ministério tem recursos para retomar obras do programa Minha Casa, Minha Vida, para identificar terrenos e começar a reconstrução:
Ainda sobre a embarcação que chegou ao litoral norte paulista nesta quinta-feira (23), os ministros informaram que o navio conta com três embarcações menores, que irão até locais específicos da região para resgatar quem está ilhado ou isolado. Cada uma delas têm capacidade para transportar 35 pessoas.
Fonte: EBC