Mais de 13 mil motorista são autuados em Manaus

Fiscalização são realizadas em estacionamentos em supermercados de Manaus — Foto: Divulgação/Manaustrans

Nos dois últimos anos, 13.464 motoristas foram autuados por estacionar em vagas destinadas para pessoas com deficiência e idosos, sem a devida autorização. Os dados foram levantados pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans). Estacionar sem a credencial emitida pelo instituto, é infração gravíssima e o motorista perde 7 pontos na carteira.

De acordo com o Instituto, em 2017, 1.118 condutores foram autuados por estacionar em vagas para pessoas com deficiência. Em 2018 foram 1.388 autuações.

No caso das vagas de idosos, o desrespeito foi maior. Foram 4.623 autuações de 2017 de motoristas que estacionaram sem a devida autorização. Em 2018, foram autuados 6.335 condutores.

Os condutores que estacionam nessas vagas sem o uso da credencial emitida pelo Manaustrans são autuados em infração gravíssima, com multa no valor de $293,47, e inserção de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

O trabalho de fiscalização do Manaustrans em vagas de estacionamento — Foto: Divulgação/Manaustrans

Campanhas

Além da fiscalização, o Manaustrans faz campanha diária nas mídias sociais e realiza palestras para condutores ressaltando o respeito às vagas especiais.

As campanhas para coibir o uso das vagas especiais por pessoas sem credencial são divulgadas em nossas mídias sociais e realizadas no trabalho diário dos educadores de trânsito em escolas,empresas e repartições públicas.

Onde emitir credencial

Para ter acesso a credencial de estacionamento especial, basta procurar o Setor de Atendimento Especial que fica na Sede da Manaustrans, na avenida Urucará, 1180, no bairro Cachoeirinha, da Zona Sul de Manaus. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 8h às 14h.

A credencial é gratuita e vale por três anos. Ela deve ser colocada no painel do veículo somente quando transportar a pessoa idosa ou com deficiência.

Os beneficiados podem ser representados por parentes de primeiro grau, desde que apresentem o documento de identidade com CPF. Terceiros devem apresentar procuração.

Para retirar a credencial de idoso,é só apresentar comprovante de residência, RG e CPF, na sede da Manaustrans.

Já para a credencial de pessoa com deficiência é necessário apresentar comprovante de residência, RG e CPF. Bem como laudo médico atualizado constando a Classificação Internacional de Doenças (CID) e detalhes do diagnóstico.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui