
Um grupo com cerca de 165 venezuelanos que estavam abrigados em Roraima deve desembarcar em Manaus na manhã desta sexta-feira (4), em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Outros 60 seguirão no voo para São Paulo, com desembarque previsto para 16h (horário local) na Base Aérea de Guarulhos.
A iniciativa busca ajudar venezuelanos a procurar novas oportunidades em outras localidades do Brasil. Todos os solicitantes de refúgio e migrantes que aceitam participar da interiorização passam por exame de saúde, são imunizados, abrigados na cidade de destino e acompanhados nos abrigos.
Esta é a segunda etapa do chamado processo de interiorização feito pelo governo federal e a Organização das Nações Unidas (ONU). A ação consiste em distribuir venezuelanos que chegam a Roraima para outros estados.

Em abril, quando ocorreu a primeira etapa, 265 imigrantes foram levados a São Paulo e Cuiabá. Os voos são custeados pelo governo federal e os imigrantes que aceitam ser transferidos têm que se regularizar no Brasil, passar por exame de saúde, ser imunizados, e abrigados.
O processo é organizado por um subcomitê integrado pelos Ministérios de Direitos Humanos, Justiça, Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, Saúde, e Segurança Pública. O trabalho tem apoio de três agências da ONU: a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional de Migração (OIM) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
Fonte: G1