Mais de 1,7 mil mulheres vítimas de violência doméstica receberam visitas da PM

Foto: Divulgação/SSP

Mecanismo de defesa no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, a Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar do Amazonas, realizou mais de 1,7 mil acompanhamentos de medidas protetivas no ano passado. Além disso, o programa realizou palestras, participou da qualificação de policiais de outros grupamentos e começou o processo de expansão para o interior do estado.
Em 2019, a Ronda Maria da Penha realizou 1.790 visitas e acompanhamentos de medidas protetivas. Ao todo, 150 vítimas ainda continuam sendo acompanhadas e 258 vítimas deixaram de necessitar do acompanhamento por já se sentirem seguras. A frequência das visitas é de acordo com o grau de vulnerabilidade da mulher, conforme informações da comandante da Ronda, tenente Adriane Oliveira.


Um dos grandes trunfos do programa é, justamente, garantir a proteção de mulheres ameaçadas. Em cinco anos, nenhuma mulher acompanhada pela Ronda Maria da Penha foi vítima de feminicídio.

Foto: Divulgação/SSP

“São mulheres que saíram do ciclo de violência e são homens que entenderam que devem respeitar o espaço da mulher, devem respeitar a legislação e entender que elas são acompanhadas pelo Estado, pela Polícia Militar”, completou a tenente.

Em 2019, a Ronda Maria da Penha participou de capacitações para agentes de segurança da capital e interior com vistas a melhorar o atendimento às mulheres vítimas de violência. As atividades envolveram juízes, promotores de justiça, assistentes sociais, delegados e outros profissionais que lidam diretamente com as vítimas.

Efetivos policiais de Parintins e Itacoatiara já passaram por curso de capacitação para melhor atender às mulheres, construindo uma rede de agentes multiplicadores de combate à violência doméstica contra a mulher.

Realizando o acompanhamento de quem tem medida protetiva deferida pelo Poder Judiciário, a Ronda Maria da Penha também trabalha no pós-delito, realizando a fiscalização do agressor.

Artigo anteriorObras de Estação de Tratamento de Esgoto no Educandos avançam 25%
Próximo artigoConvênio já beneficiou mais de 400 pescadores e piscicultores no AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui