Mais de 4 km do igarapé do Mindu começam a receber trabalho de dragagem

Fotos - Alex Pazuello/Semcom

Quatro mil e seiscentos metros do igarapé do Mindu, um dos mais importantes da malha hidrográfica da cidade, começaram a receber os trabalhos de dragagem para o desassoreamento do leito e retiradas de resíduos sólidos, um trabalho preventivo para o período de chuvas mais intensas, que dará mais vazão às águas, prevenindo os alagamentos.

Os trabalhos começaram na comunidade Bairro Novo e vão se estender pelas comunidades do Sião 1, 2 e 3, chegando até a comunidade Valparaíso, todas no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. O prefeito Arthur Virgílio Neto acompanhou os trabalhos nesta véspera de Natal, terça-feira, 24/12, que incluem também a limpeza e tapa-buraco em 16 ruas da localidade.

“Nós vamos dragar aqui 4,6 mil metros de igarapé para evitar a cheia no período chuvoso. Quando a chuva vier, nós vamos continuar lutando, mas queremos ter essa luta com vantagem e para isso tem que dragar no verão”, disse o prefeito Arthur Neto.

Os trabalhos de dragagem começaram nesta terça-feira, assim como o de limpeza, mas o mutirão de tapa-buraco já está ocorrendo desde o final da semana passada, para atender 16 ruas que precisam ser estabilizadas, dentro do programa de obras da prefeitura que pretende, até o final de 2020, estabilizar toda a cidade. “Nós vamos fazer todas as 16 ruas, isso aqui vai ficar tudo estabilizado. Não estão boas agora, mas vão ficar e a gente vai fazendo tudo o que é possível, com um trabalho integrado: obras, limpeza, iluminação, saúde, temos orgulho disso”, ressaltou o prefeito.

Fotos – Alex Pazuello/Semcom

Todo o sedimento retirado do leito do igarapé (areia) é reutilizado nos trabalhos de infraestrutura da cidade, contribuindo tanto para a economicidade dos recursos financeiros quanto para o conceito ambiental de uso sustentável dos recursos minerais. Com a areia reutilizada a prefeitura deixa de comprar essa areia e, por sua vez, a empresas reduzem a extração de areia em outras fontes.

“Nós fazemos uma triagem nesse material e retiramos o que não é orgânico para que fique mais limpa e a gente possa utilizar”, disse o secretário Kelton Aguiar.

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), que acompanha todas as operações de obras na cidade, também esteve presente na ação desta terça-feira, fazendo a capinação, retirada e coleta de resíduos. O diretor de operações da pasta, Laurismar Costa, alerta a população para que colabore nos serviços de limpeza. “Seja capinando a frente de suas casas, seja respeitando os horários da coleta para que não haja a presença de lixo nas ruas, seja evitando jogar lixo nos igarapés, tudo isso ajuda a manter a cidade mais limpa e mais segura”, afirmou.

O prefeito também aproveitou o momento para se confraternizar com os trabalhadores das diferentes secretarias que estavam atuando no local e manifestou sua absoluta confiança na sua equipe.

“Eu digo para os meus servidores públicos que vou continuar fazendo o que sempre fiz, a gente sempre pagou os salários em dia, todos os nossos servidores têm suas datas-base asseguradas. Vou continuar com esse trabalho correto porque eles merecem. Estou muito feliz com tudo isso”, acrescentou Arthur Neto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui