
Após denúncia anônima, o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu aproximadamente 44 toneladas de Pirarucu em uma embarcação chamada “Pescador 1”, em fiscalização no Porto de Iranduba, na tarde de terça feira (06).
As diligências realizadas no Porto de Iranduba, tinham a finalidade de reprimir ilicitudes ambientais, realizando assim, abordagem ao barco atracado no Porto de Iranduba ” Pescador 1″. Logo os fiscais do IPAAM e o policiamento Ambiental constataram a grande quantidade do pescado ilegal.

A guia de transporte tinha divergência na quantidade de peixes e quantidades de lacres, bem como haviam peixes com lacres que não contavam na guia, o que vai de encontro a legislação do setor pesqueiro.
A Embarcação foi apreendida pelo IPAAM, as câmaras frigoríficas do barco foram lacradas e foi emitido o auto de infração com multa de R$ 30.160,00, pelo pescado com lacre que não consta na guia de transporte.

A apreensão ocorreu devido a inconsistência na documentação necessária para o transporte do Pirarucu (Guia de Transporte).
A espécie (pirarucu) encontra-se em período de defeso conforme Instruções Normativas do IBAMA n° 34/2004 (Pirarucu) e, ainda, 01/2005 onde prevê a utilização de lacre nos pescados para comprovação de sua origem.