Manaus alcança a marca de 1,5 milhão de doses de vacinas aplicadas

Foto: Divulgação/Secom

Pouco mais de um mês após comemorar a aplicação de um milhão de doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19, a Prefeitura de Manaus ultrapassou, no início da noite desta terça-feira, 27/7, a marca de 1,5 milhão de doses administradas desde o início da campanha, no dia 19/1 deste ano.

A capital amazonense foi uma das primeiras do país a alcançar todos os grupos definidos pelo Ministério da Saúde no plano elaborado para essa imunização. Só hoje a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) computou mais de dez mil atendimentos, para primeira e segunda doses, atendendo ao público de 18 anos e mais, além dos remanescentes de todas as outras faixas etárias e grupos prioritários.

“Para nós, da prefeitura, é motivo de comemoração porque comprova estarmos no caminho certo e que todas as estratégias de organização estão sendo bem-sucedidas. Nós chegamos a um milhão de doses aplicadas em cinco meses de campanha. Agora, em pouco mais de 30 dias, temos o registro de mais 500 mil doses. E vamos continuar trabalhando até que toda a população de Manaus esteja com o ciclo vacinal completo, seja com duas doses ou com a vacina de dose única”, pontua o prefeito David Almeida.

Nesta quarta-feira, 28, será mantido o atendimento nos 21 pontos distribuídos por toda a cidade, como vem ocorrendo desde a última segunda-feira, 26. A secretária da Semsa, Shádia Fraxe, orienta as pessoas que ainda não tenham sido vacinadas, que procurem as unidades da prefeitura e os pontos tradicionais.

“A vacina é uma importante aliada no combate à Covid-19. Embora ela não vá impedir o contágio, contribuirá para que não tenhamos quadros graves e óbitos. Sem falar que as vacinas, todas as que estão disponíveis, ajudam na redução da transmissibilidade. Os imunobiológicos, juntamente com os cuidados individuais, como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento, são fundamentais para que possamos sair dessa situação de pandemia”, observa.

Ainda segundo ela, quem já estiver no prazo de tomar a segunda dose, deve se dirigir imediatamente aos postos para concluir o ciclo. “Temos 25% da nossa população vacinável, já com o esquema completo, incluindo a dose única da farmacêutica Janssen. Se o indicado são duas doses, no caso da CoronaVac, da AstraZeneca e da Pfizer, não deixem de tomar a segunda”, destaca.

Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identidade original, com foto, o CPF e um comprovante de residência, com cópia. Para a segunda dose, o cartão de vacinação com o registro da primeira dose, documento de identidade e CPF. A Semsa orienta que seja feito o cadastro prévio no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br) para agilizar o atendimento nos locais de vacinação.

O movimento nos pontos pode ser consultado pelo “Filômetro”, no link bit.ly/filometrovacina, que indica, por cores, a situação em tempo real.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui