Manaus colorida de verde e amarelo, é a ‘cara’ da Copa do Mundo

Alvorada e a Copa em suas ruas/Foto: Divulgação
Alvorada e a Copa em suas ruas/Foto: Divulgação
Alvorada e a Copa em suas ruas/Foto: Divulgação
No Alvorada, o verde e amarelo nas ruas/Foto: Divulgação
No Alvorada, o verde e amarelo nas ruas/Foto: Divulgação
Alvorada já está em verde e amarelo/Foto: Divulgação
Alvorada já está em verde e amarelo/Foto: Divulgação

Nos dias que antecedem o início da Copa do Mundo/2014, Manaus recebe intervenções criando uma ornamentação especial para o grande evento mundial, o que vem mudando a “cara” da cidade.

As paradas de ônibus da avenida Constantino Nery receberam telhas de garrafa PET nas cores do Brasil e, agora, os viadutos que dão acesso à Arena da Amazônia, também, estão sendo pintados. A passagem de nível da avenida Djalma Batista com a Darcy Vargas foi a primeira a receber a nova pintura. Em seguida, serão as das avenidas Recife e Paraíba.


Na sexta-feira (23), começou a instalação de galhardetes, banners, outdoors e envelopamentos, em diversos pontos da capital. No dia 1º de junho, prédios e espaços públicos receberão iluminação especial para a Copa, como o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, o prédio da Prefeitura de Manaus, o Paço da Liberdade, Anfiteatro da Ponta Negra, entre outros.

“A cidade está ficando enfeitada, embelezada para receber esse grande evento. Em todas as Copas, a população sempre enfeitou sua casa, sua rua e, agora, a prefeitura é parceira nesse trabalho”, afirmou o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula.

Nas vias, a ornamentação, também, segue em ritmo acelerado. Na rua 03, no bairro Alvorada 1, por exemplo, desde o dia 18 de abril os moradores ornamentam o local. Segundo o industriário Everton Santos, de 35 anos, um dos responsáveis pelo trabalho, já foram investidos mais de R$ 40 mil na compra de bandeirolas, cabos de aço e ferro para a construção de um portal temático. Somente na bandeira do Brasil foram usadas 150 mil bandeirolas. A iniciativa teve início na Copa de 1994 e desde então, se tornou um dos pontos de grande concentração de pessoas nos dias de jogos da Seleção Brasileira.

“Na última Copa (2010), nós chegamos a reunir mais de mil pessoas nessa rua. Recebemos até moradores de outros bairros. Para gente, a maior recompensa é ver as pessoas passarem por aqui, tirando fotos e elogiando o nosso trabalho”, declarou.

A ornamentação é executada por, aproximadamente, 30 pessoas, que trabalham de 7h da manhã às 3h da madrugada. A previsão é que todo o trabalho seja concluído até o dia 06 de junho.

Transmissão pública

Para incentivar que outras ruas adotem a mesma iniciativa, a Manauscult, premiará dez ruas com o public viewing (transmissão pública do jogo). A escolha obedecerá aos critérios de criatividade, dimensão, histórico e harmonia da via. As inscrições ocorrerão a partir de amanhã (26), até 06 de junho.

“Aqueles que desejarem enfeitar suas ruas e receber telão de LED, caixas de som e iluminação para assistir a Copa na comunidade, deverão apresentar um projeto na Manauscult. Se sua rua for escolhida, os moradores terão todos esses equipamentos para acompanhar um jogo do Brasil. Como retorno, nós temos uma cidade mais enfeitada. O mais importante é aproveitarmos esse momento para desenvolvermos mais o turismo em nossa cidade”, concluiu Bernardo.

Artigo anteriorTefé, minha saudade! A Educação (Escola Corintho Borges Façanha)
Próximo artigoFMT capacita profissionais para tratamento de pacientes com HIV/Aids no AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui