O sinal de internet 5G na faixa de 3,5 gigahertz (GHz) já pode ser ativado em Manaus de maneira gradativa. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a ativação do serviço deve acontecer a partir desta quinta-feira (6), quando as empresas iniciam o processo de licenciamento das estações.
Os processos de licenciamento estão sendo instruídos pela Anatel para emissão dos boletos bancários, que deve ocorrer a partir das 14h desta quinta. Assim que houver a compensação do pagamento, as estações poderão ser ativadas. A Anatel informou que está realizando uma força-tarefa para atender as demandas em até em 2 dias.
As operadoras têm até o dia 28 de novembro para estarem com todas as antenas em funcionamento. Com a chegada da tecnologia nas cinco cidades, o Brasil completará a disponibilização do sinal em todas as capitais brasileiras. Brasília foi a primeira cidade do país a receber o sinal 5G, no início de julho.
A internet 5G é 20 vezes mais rápida do que as plataformas atuais em funcionamento, além de oferecer maior velocidade, estabilidade e menor tempo de resposta. Em novembro de 2021, a Anatel realizou o leilão do 5G e movimentou R$ 47,2 bilhões.
Para ter acesso à internet móvel de quinta geração, a pessoa precisa ter um celular habilitado para a tecnologia. Os aparelhos mais novos, em geral, já estão habilitados. Também é preciso estar na área de cobertura.