Manaus é sede do primeiro Simpósio Estadual de Tuberculose e HIV

Foto: Divulgação

Albuquerque destaca que a tuberculose é uma doença transmitida de pessoa a pessoa, com alta taxa de transmissão. “Em 2016 foram realizados 23.819 exames de baciloscopia de primeira e segunda amostra e 8.941 exames de cultura para diagnóstico de tuberculose no Amazonas. Nos últimos anos, temos registrado ​até 3 mil casos confirmados da doença por ano”, afirmou.

A manutenção da alta taxa de incidência da doença no Amazonas é multifatorial, dentre os quais se destaca o elevado índice de abandono do tratamento. “O tratamento para a tuberculose tem a duração mínima de seis meses, mas após os primeiros meses a pessoa já apresenta melhoras e para de tomar a medicação”, diz Albuquerque.

Sinais e Sintomas de Tuberculose – Em caso de tosse persistente por mais de duas semanas, falta de apetite, perda de peso, febre baixa no final da tarde e sudorese noturna, a recomendação é procurar de imediato uma unidade de saúde, relatar os sintomas para que sejam realizados os exames necessários ao diagnóstico e ao tratamento.

Foto: Divulgação

Durante o primeiro dia do evento a programação abrange os seguintes temas: Cenário da Tuberculose e Aids e desafios atuais; Diagnóstico e Tratamento da Tuberculose; Diagnóstico e Tratamento da Infecção pelo HIV/ AIDS;e Experiências Positivas para o Controle da TB e HIV. Na terça-feira (17/10) serão discutidos Manejo da TB em Situações Especiais; Ações para o Controle da TB e HIV em Populações mais Vulneráveis; e Ações para controle da TB e HIV no Amazonas, além da homenagem a instituições, personalidades, profissionais e municípios que se destacam na luta contra a TB e HIV.

Entre os envolvidos para realização do evento constam as parcerias com: Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com DST/HIV/Aids e Tuberculose (FRENDHAT), Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Comitê Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas e Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui