Manaus lidera em saúde básica pelo sexto ano consecutivo no Previne Brasil

Foto: Divulgação / Semsa

Manaus segue na liderança do Previne Brasil, programa nacional que mede a qualidade da Atenção Básica no país. Pela sexta vez consecutiva, o município conquistou a maior nota, entre as capitais, na média dos indicadores monitorados pelo Ministério da Saúde. Na avaliação quadrimestral, relativa aos meses de maio a agosto deste ano, a capital amazonense alcançou 8,63 no Índice Sintético Final (ISF), superando, mais uma vez, as demais capitais brasileiras e sua própria nota, que havia sido 8,46 no período anterior.


Foto: Divulgação / Semsa

Comemorando a conquista, o prefeito David Almeida afirmou que a manutenção da capital no topo do ranking nacional é fruto do esforço coordenado de gestão, dos investimentos em tecnologia e infraestrutura e do compromisso dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com a melhoria contínua dos serviços de atenção primária oferecidos à população de Manaus.

“Manaus se tornou referência para o país por dar a volta por cima durante a pandemia de Covid-19 e por reordenar as estratégias de gestão que ampliaram e melhoraram a qualidade da assistência na nossa cidade e esses avanços nos garantiram a posição de melhor saúde básica do Brasil”, disse o prefeito.

Foto: Divulgação / Semsa

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, comemorou a nova conquista parabenizando e agradecendo o empenho dos mais de 11 mil servidores da Semsa. “O nosso maior diamante são os nossos servidores. Saúde se faz com gente e a principal ferramenta da Secretaria Municipal de Saúde são as pessoas que cuidam das pessoas”, disse a secretária.

Shádia enfatizou o papel dos profissionais que atuam tanto na ponta, comandada pelo subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, quanto nas atividades de apoio, realizadas sob a coordenação do subsecretário de Gestão Administrativa e Financeira, Nagib Salem. “Meu maior orgulho e minha maior satisfação é em relação à dedicação de todos os servidores por essa entrega do nosso melhor à população”.

Foto: Divulgação / Semsa

Ranking

O ISF é uma espécie de nota final atribuída ao município depois de avaliados todos os indicadores de referência para o Previne Brasil. Com ISF de 8,63, Manaus superou, neste quadrimestre, as cidades de Maceió/AL (8,35), Porto Alegre/RS (8,23), Fortaleza/CE (8,03), Curitiba/PR (7,93), Campo Grande/MS (7,89), Florianópolis/SC (7,72), Rio de Janeiro/RJ (7,58), Aracaju/SE (7,52) e Brasília/DF (7,48), considerado o top 10.

De acordo com metodologia do Ministério da Saúde, as notas são atribuídas conforme o desempenho do município em sete indicadores: gestantes com, ao menos, seis consultas de pré-natal, sendo a primeira realizada até a 12ª semana de gestação; gestantes com exames para sífilis e HIV; gestantes com atendimento odontológico; mulheres com coleta de exame citopatológico; crianças de 1 ano de idade com as vacinas pentavalente e poliomielite; pessoas com hipertensão com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e pessoas com diabetes e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Foto: Divulgação / Semsa

Além de monitorar a qualidade dos serviços de Atenção Primária ofertados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Previne Brasil serve de parâmetro para o financiamento das ações municipais, relacionando recursos, alcance e qualidade da assistência à saúde. O programa também avalia a saúde básica a partir de outros dois eixos, que são o cadastramento da população na Atenção Primária à Saúde (APS) e a execução de ações programáticas.

A primeira avaliação do Previne Brasil, considerando os parâmetros atuais, foi feita no último quadrimestre de 2021, quando Manaus conquistou a liderança nacional, com ISF de 8,10. A partir daí, o município manteve a primeira colocação entre as capitais em todos os quadrimestres de 2022 – com a pontuação 7,74, 8,37 e 8,57, respectivamente – e nos dois primeiros quadrimestres desde ano, com ISF 8,56 no primeiro quadrimestre e os atuais 8,63 neste segundo quadrimestre.

Artigo anteriorDetran Amazonas dá início ao segundo ciclo do projeto ‘CNH na Escola’
Próximo artigoCaio André celebra aporte de recurso federal na cultura de Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui