Manaus recebe a 5ª edição do Jungle Meeting de Capoeira

Foto:Reprodução Abada Capoeira

Patrimônio cultural afro-brasileiro e um esporte conhecido como democrático, a Capoeira estará em destaque a partir desta sexta-feira até domingo, 17 a 19 de novembro, quando acontece a 5ª edição do Jungle Meeting – Encontro na Selva, que deve reunir mais de dois mil mestres, professores, alunos e admiradores desta arte marcial, em locais distintos da capital amazonense. Com uma agenda extensa e nomes consagrados da modalidade, o evento ainda faz homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado dia 20 deste mês.


No primeiro dia do evento, ocorre um encontrão na Vila Olímpica de Manaus (Dom Pedro), a partir das 17h15, no auditório do complexo. Na ocasião, mais de 30 mestres de outros estados, como do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, entre outros, e o Secretário de Cultura de Antioquia (Colômbia), Hector Arias, participarão da palestra “Salvaguarda Capoeira, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”, que será ministrada por Karla Bitar, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O objetivo da ação é informar e alertar sobre programas e projetos de lei que garantem direitos a esta modalidade. Logo após, às 19h, acontece a roda de abertura com a mudança de graduação.

Foto: Reprodução Abada Capoeira

No sábado, 18, o Jungle Meeting terá um “palco” especial e promete pelo cenário: o Encontro das Águas. Neste cartão postal do Amazonas, em cima de uma balsa, acontecerá uma reunião de 50 mestres e professores, entre eles Beto Simas (Rio de Janeiro), Mão Branca (Belo Horizonte), Macula (São Paulo), Mestre Aranha (Inglaterra), entre outros, que irão participar de uma grande roda com apoio do policiamento ambiental. O evento pretende alertar sobre a preservação ambiental e terá saída do Pier do Tropical às 9h e retorno para o mesmo local às 11h30. Pela tarde, 14h, inicia uma programação com oficinas e aulas no Shopping Ponta Negra (Av. Cel. Teixeira), segundo andar do centro de compras.

Foto:Reprodução Abada Capoeira

“Estamos felizes em mais uma vez realizar o Jungle Meeting, que é um evento totalmente gratuito, aberto ao público, onde trazemos mestre e professores de fora para que os capoeiristas daqui tenham a chance de realizar um intercâmbio de alto nível e, claro, para que este esporte possa ser cada vez mais semeado. Teremos aqui, por exemplo, um grande nome do esporte, que é o Beto Simas, mais conhecido como Boneco, que através do seu trabalho na capoeira, mas tambem na televisão como ator, e pai de atores, conseguiu nos últimos tempos massificar essa modalidade para as pessoas e veículos de comunicação”, destacou o organizador Vander Araújo, conhecido como mestre Pililim, corda vermelha.

Foto: Beto Simas reprodução pessoal

Para fechar o Encontro no domingo, 19, o local escolhido foi a Faixa Liberada da Ponta Negra. Com o intuito de disseminar a capoeira para a população, e atingir diversas faixas etárias, muita brincadeira, rodas e instruções serão passadas às pessoas que ali estiverem. Das 08h até 11h30, mais de 200 profissionais prometem colocar todo mundo para gingar, dançar e se encantar com esta arte.

“Todos os dias do evento serão importantes, mas acredito que o Encontro das Águas será o ápice, pois é a primeira vez que uma ação dessa vai ocorrer e tenho certeza que ficará marcado por tudo que aquele local representa para o Amazonas e para o mundo. No Shopping Ponta Negra e na Faixa Liberada, o contato com a população vai ser muito bom e convidamos todos a participar e aprender um pouco mais sobre essa expressão cultural brasileira importantíssima que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Queremos brindar a Capoeira com aquilo que sempre moveu o esporte, o povo “, disse Pililim, ao lembrar que o Jungle Meeting acontece desde 2005, quando reuniu 600 pessoas.

Foto: Divulgação

Roda de Capoeira

Originada no século XVII, em pleno período escravista, a “Roda de Capoeira” desenvolveu-se como forma de sociabilidade e solidariedade entre os africanos escravizados, estratégia para lidarem com o controle e a violência. De acordo com o Iphan, a prática cultural é um dos maiores símbolos da identidade brasileira e está presente em todo território nacional, sendo praticada em mais de 160 países, em todos os continentes.

A Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira foram reconhecidos como patrimônio cultural brasileiro pelo Iphan em 2008, e estão inscritos no Livro de Registro das Formas de Expressão e no Livro de Registro dos Saberes, respectivamente.

Cronograma

Sexta-feira – 17 de nov

17h15 – Palestra “Salvaguarda Capoeira, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”, que será ministrada por Karla Bitar, superintendente do Iphan.

19h- Roda de capoeira e mudança de graduação

Local – Vila Olímpica de Manaus, Dom Pedro

Evento – Aberto ao público e gratuito

Sábado – 18 de nov

9h – Saída do Píer do Tropical Hotel

Encontro e Roda de Capoeira no Encontro das Águas.

11h30 – Chegada no Píer do Tropical Hotel

Evento – Gratuito (A imprensa que desejar realizar cobertura no dia, basta entrar em contato com a assessoria de comunicação do evento 98157-3351).

14h – Shopping Ponta Negra com oficinas e aulas sobre a Capoeira

Evento – Aberto ao público e gratuito

Domingo – 19 de nov

Das 08h até 11h30 – Encontro de Roda e oficinas para a população na Faixa Liberada da Ponta Negra.

Evento – Aberto ao público e gratuito

Artigo anteriorAlunos da UEA se destacam em Maratona Brasileira de Programação
Próximo artigoBR-319 terá visita de deputados do Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui