
Mais de 30 atletas do projeto Hapvida +1K participaram da 2ª Maratona Internacional de Manaus. Realizada no último domingo (17), em percursos de 5km, 10km, 21km e 42km. A partida foi realizada no Museu da Cidade de Manaus, Centro, com chegada na orla da praia da Ponta Negra, zona oeste da capital.
Segundo o educador físico Anderson Martins, coordenador do projeto Hapvida +1K, essas medalhas representam uma grande conquista, tanto para alunos quanto instrutores do programa. “Isso é um marco para o Hapvida +1K, pois com menos de um ano treinando, as alunas conseguiram otimizar seus rendimentos, correr em tempo hábil e alcançar a meta de estar entre os vencedores de uma maratona”, declara Anderson.
Os atletas do Hapvida +1K conquistaram 1º e 2º lugar no percurso de 5km; 1º lugar no percurso de 10km; e 2º lugar na maratona (42km). A aluna Edite Almeida, 34, que participa do Hapvida 1K desde fevereiro deste ano, conquistou o 2º lugar na maratona (42 km). “Estou muito feliz por essa conquista e sou grata pela assessoria do programa, do qual a preparação que recebi durante todos esses meses foi de suma importância para obter êxito na competição”, declara Edite.

Outra aluna do programa que participou da corrida foi Cleonor Paes, 58, que participou pela primeira vez de um evento desse porte e conseguiu percorrer 21 km. “Agradeço muito aos instrutores do Hapvida +1K que sempre me incentivaram e me ofereceram as orientações técnicas necessárias para o meu preparo físico, o que me proporcionou o condicionamento adequado para conseguir completar o percurso de 21 quilômetros”, afirma Cleo.
Projeto Hapvida +1K
Em Manaus, os treinos do Programa Hapvida +1K acontecem em diferentes regiões e horários acessíveis para a população, além de todos os sábados em todos os núcleos, das 6h às 8h.
CSU Parque Dez – segunda e quarta, das 19h às 20h; e terça e quinta, das 6h às 7h;
Orla da Ponta Negra – segunda a quinta-feira, das 6h às 7h e 19h às 20h;
Parque Jefferson Peres – terça e quinta-feira, das 19h às 20h;
Parque Rio Negro (orla do São Raimundo) – segunda e quarta, das 19h às 20h.
Anderson Martins esclarece que os exercícios físicos como forma de prevenção e combate a doenças provenientes do sedentarismo e obesidade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática de atividades físicas de, no mínimo, 30 minutos diários. Distribuídos com a realização de treinos vigorosos e praticados de forma regular.