Matrículas para novos alunos do EJA será on-line a partir do dia 29 de janeiro

Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM

Os estudantes que desejam vagas de ensino na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública do Amazonas devem seguir o calendário de matrículas divulgado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, na última sexta-feira (08/01). Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, o procedimento será feito totalmente on-line, sem necessidade de confirmação nas escolas, neste período.

O período de matrículas para novos alunos da rede estadual de ensino, na modalidade EJA, será de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. O procedimento poderá ser realizado via Internet, por meio do site www.matriculas.am.gov.br.

A modalidade de ensino foi reformulada na estrutura e proposta pedagógica, respeitando aspectos socioculturais e econômicos da população. Com a reformulação busca garantir a celeridade de inserção no mercado de trabalho, aumentar a oferta por meio de matrículas semestrais e minimizar a evasão escolar, assegurando a conclusão de cada etapa e propiciando a continuidade dos estudos.

Para o secretário de Educação, em exercício, Luis Fabian Pereira Barbosa, a medida é fundamental para atender o público de interesse da EJA.

Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM

Os interessados em realizar a matrícula na modalidade devem ter a idade mínima de 15 anos completos para 1º e 2º segmento e 18 anos completos para o 3º segmento. No ato da matrícula – que será anunciada em janeiro -, o candidato deverá apresentar documento oficial com foto, CPF, certidão de nascimento, certidão de casamento, Histórico Escolar, comprovante de endereço e comprovação de conclusão de escolaridade anterior para a etapa pretendida. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Os estudantes já matriculados na EJA, em 2020, tiveram o procedimento de rematrícula realizado pelas escolas de maneira automática, no período de 28 de dezembro a 7 de janeiro. Dessa forma, todos que estavam matriculados no ano letivo de 2020 já estão com vaga garantida para o próximo ano.

Transferência – Para os interessados em solicitar transferência, o período é de 22 a 25 de janeiro, através do link: www.matriculas.am.gov.br. As escolas estão orientadas a aceitar o pedido, caso haja vagas, e confirmar a matrícula. O segundo momento, que é o da apresentação de documentos de maneira presencial, ocorrerá somente no início das aulas, que ainda não tem data definida.

Retardatários – Os estudantes que perderem os prazos poderão realizar qualquer um dos procedimentos no dia 2 de fevereiro, estando sujeitos à disponibilidade de vagas na unidade escolhida. O procedimento também será feito pela Internet.

Cadastro – Para os alunos novatos na rede pública de ensino, a primeira etapa para solicitar a matrícula é o cadastro on-line dos responsáveis, que já pode ser feito no site. Basta inserir o nome, e-mail e CPF do responsável. O sistema enviará um código para a caixa de entrada do e-mail informado e esse código deve ser inserido na tela de cadastro inicial. Só depois dessa etapa, será possível dar seguimento ao cadastro do responsável e do aluno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui